SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Volta às aulas - suplemento especial

Um pé no terceirão

Voltar às aulas é motivo de ansiedade para os estudantes que enfrentarão o terceiro ano do ensino médio. O vestibular, as notas e as despedidas podem estressá-los

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 15/01/2015 08:00

Claudio Reis/Esp.CB/D.A Press

 

Este ano será especial para Nathalia Machado, 16 anos. Ela vai para o terceiro ano do ensino médio em uma escola em Sobradinho e está ansiosa para o que os próximos meses guardam. Assim como a jovem, outros estudantes nessa fase escolar se sentem agitados com a proximidade do vestibular, a formatura e a despedida dos amigos. É um caldeirão de sentimentos que faz toda a diferença no desempenho das notas.

Nathalia pretende focar nos estudos. O objetivo é realizar o sonho de se formar em direito e “ser uma grande advogada”. Para isso, precisa enfrentar os desafios, como o Enem, última etapa do PAS e o vestibular. Os cursinhos preparatórios, inclusive, já estão nos planos da aluna.

A psicopedagoga e orientadora educacional Fátima Barreto observa que a ansiedade é o sentimento que caracteriza boa parte dos estudantes do ensino médio. “A angústia também, quando as datas das provas se aproximam”, complementa. Segundo a especialista, a melhor maneira para evitar o acúmulo de pressão é tentar relaxar. Há o perfil de alunos que estão interessados na festa de formatura e outros, como o de Nathalia, que se preocupam com o resultado do vestibular. Em ambos os casos, a sugestão é trabalhar o lado emocional “intenso da adolescência”.

Pais e professores são fundamentais para interferir nesse processo de ansiedade dos estudantes e ajudá-los. A auto-confiança, a responsabilidade coerente com a idade e o relaxamento são temas importantes para constantes conversas com os jovens, segundo Fátima.

As dicas da psicopedagoga são fazer exercícios de autoconhecimento, dar uma pausa  e respirar fundo três vezes em momentos de muita pressão.

publicidade