Ensino_EducacaoBasica

Ansiedade atrapalha

postado em 10/01/2016 10:00

Isabela tenta driblar o nervosismo para ter um bom desempenho no Enem

Permanecer mais um ano na mesma fase é um problema também para quem tenta uma vaga na universidade e, nesses casos, os fatores determinantes para sucesso ou fracasso são o nervosismo e a ansiedade. Isabela Nascente, 19 anos, fez as provas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado em 24 e 25 de outubro, em sua sexta tentativa de ingresso na Universidade de Brasília (UnB).


Ela está confiante a respeito do resultado, mas conta que, assim como em 2014 ; e em todas as provas que fez para entrar na universidade ; a carga emocional pesou. ;Acredito que esse Enem foi a melhor prova que já fiz para entrar na faculdade, mas, como em todos os outros, eu estava muito nervosa, me cobrando demais. Sinto que esse meu nervosismo e insegurança me atrapalham muito a alcançar meus objetivos;, avalia.


Na avaliação de Luciana Corso, a ansiedade é um fator determinante no desempenho em provas e processos seletivos. ;A pressão cada vez maior pode influenciar aqueles alunos mais sensíveis, que desenvolvem um alto nível de ansiedade frente às exigências de muitos estudos e avaliações. O excesso de nervosismo pode bloquear as reais capacidades do aluno;, explica a professora.


Preparação

Para quem vai começar o 3; ano do ensino médio, a dica para evitar o nervosismo é planejar os estudos para o Enem e para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) já neste início de ano, conforme sugere o professor de física do Mackenzie Thiago França. Segundo ele, existem três tipos de preparação: exclusiva para o Enem, só para o PAS ou para os dois exames.


;Quem tem foco no PAS deve se concentrar nos conteúdos da 3; série. Aqueles que vão dar mais prioridade ao Enem não podem deixar de fazer uma revisão do ensino médio como um todo;, destaca. Ele aconselha que o aluno reserve dois períodos de estudo para essas avaliações, ambos com uma hora meia de duração, no contraturno das aulas. Além disso, é interessante começar com as disciplinas mais difíceis, para ter mais tempo de tirar dúvidas ao longo do ano letivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação