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Hora da escolha

Saiba que perguntas fazer no momento da visita e como avaliar se a escola corresponde às suas expectativas com relação ao aprendizado do seu filho

postado em 27/10/2015 12:49


Felipe e Isabelle com o filho Bernardo, de 6 anos: em busca de uma nova escola para dar continuidade ao processo de alfabetização (André Violatti/esp. CB/D.A Press)

Felipe e Isabelle com o filho Bernardo, de 6 anos: em busca de uma nova escola para dar continuidade ao processo de alfabetização



Não existe receita pronta para o momento de escolher a escola do filho. Cada família deve avaliar os valores e características que preza e, na hora de visitar a instituição, perguntar se esses elementos fazem parte da proposta pedagógica e da rotina do colégio. Buscar saber que tipo de formação a escola oferece, quais são as ferramentas de avaliação usadas e quantas tarefas passam para casa são alguns dos pontos importantes.

;O aluno tem que criar o hábito de estudo. Todo dia ele precisa ter determinado horário para fazer a tarefa;, afirma Josiliane Ramos, gestora do Colégio Positivo Júnior de Curitiba. Na educação infantil, esse processo deve ser gradativo: ler uma história todos os dias com a criança e passar um dever por semana, por exemplo. Do primeiro ao quarto ano, é uma hora de estudo por dia, que pode incluir atividades como ler um livro. A partir do quinto ano, é preciso começar a treinar a tabuada também.

Além disso, é importante conhecer as regras disciplinares adotadas na escola, conforme lembra Tania Fontolan, diretora do Sistema Anglo de Ensino. É permitido usar celular em sala de aula? E boné? Há tolerância para atrasos? Não existe certo ou errado com relação a isso. O que a família deve procurar são instituições que atendam melhor às expectativas e, depois, criar um diálogo construtivo (veja o quadro).

Josiliane Ramos acredita ser importante avaliar se a escola observa a rotina e o tempo de cada aluno dentro das atividades propostas, num processo de acolhimento, principalmente na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. ;Todo esse carinho é uma segurança para a criança. Da próxima vez que ela tiver vontade de chorar ou ficar nervosa, sabe que será acolhida;, afirma. O percurso de casa até a escola também deve ser avaliado. Se a distância for muito grande, a criança pode chegar à escola cansada.

Isabelle Baldansa e Felipe Diniz, ambos de 27 anos, estão procurando uma escola para o filho Bernardo, 6. A instituição em que ele está matriculado hoje só vai até o fim da educação infantil e, no ano que vem, Bernardo vai para o 1; ano do ensino fundamental. Como os pais trabalham o dia todo, precisam de uma escola em tempo integral. ;Além do cronograma de atividades e dos professores qualificados, o que eu mais procuro é uma escola integral que se encaixe na rotina dele, para ele não ficar muito cansado ou querer dormir muito tarde porque já dormiu na escola;, explica Isabelle.

Outro ponto importante para os pais de Bernardo é encontrar uma instituição que mantenha o ritmo de estudos que ele tem na escola atual, onde começou o processo de alfabetização. ;Estou dando prioridade às escolas particulares em que eu estudei, mas não vejo problema em colocá-lo na rede pública, caso consiga uma vaga;, completa Isabelle.

Atenção redobrada

Luis Claudio Megiorin, presidente da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF (Aspa-DF), sugere que os pais avaliem o material didático adotado e que se preocupem com a formação dos professores. As atividades extraclasse e a educação integral também devem entrar na lista de pontos a serem avaliados. Segundo o presidente da Aspa-DF, algumas escolas não têm o preparo adequado para atender alunos nos dois turnos, mas acabam usando essa estratégia para cobrar mensalidades mais caras. ;Tem que avaliar se o que é dado naquele horário restante atende ou não ao interesse dos pais e ter cuidado com currículos cheios de penduricalhos que não vão fazer muita diferença na vida das crianças;, afirma.
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