Enem 2017
Apresentado por:

CADERNO ESPECIAL

Na reta final do Enem, você se prepara aqui

Conteúdo multimídia do Correio Braziliense traz tudo sobre o exame nacional que serve como ferramenta de acesso às universidades. Alunos aprovam a iniciativa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/09/2017 22:36 / atualizado em 04/09/2017 12:28

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem aí e o Correio Braziliense não vai deixar na mão o candidato que vai participar de uma das maiores plataformas de acesso ao ensino superior no país. Isso porque, mais uma vez, o jornal prepara material especial para que o aluno saiba tudo o que precisa para ter o melhor desempenho. Para quem deseja conteúdo exclusivo sobre o exame, bem como testar o conhecimento e escolher o curso ideal, o especial Enem se apresenta em multiplataformas, unindo a tradição dos cadernos impressos do jornal com a agilidade da internet e das redes sociais.



Luis Nova/Esp. CB/D.A Press

 

O uso da internet e das redes sociais se tornou indispensável para os estudos e a preparação para provas como o vestibular e o Enem. Além da revisão dos conteúdos, os estudantes sabem da necessidade de acessar notícias para dominarem as questões de atualidade. Ou seja, o conteúdo especial que estará na internet a partir da semana que vem trará o que os estudantes precisam. “Acesso cinco sites jornalísticos todos os dias porque gosto e sei da necessidade de estar bem informado. Acredito que uma plataforma como essa vai me ajudar bastante. Com certeza vou dar uma olhada”, garante o estudante Max Carvalho, 17 anos, aluno do Centro Educacional Sigma.

Luis Nova/Esp. CB/D.A Press

 

Além das aulas diárias do curso preparatório Bora Vencer, do Governo de Brasília, o estudante Luís Gustavo Lopes, 17, resolve provas de edições anteriores dos vestibulares que pretende fazer. Ele estuda no Centro de Ensino Médio Paulo Freire e considera a coleta de informações um diferencial para os vestibulandos. “Como as bancas do Enem vão mudar, eu acho importante estar preparado para saber o que vai ser diferente esse ano. Já estou pesquisando o máximo que posso sobre esse e outros assuntos”, conta. A rotina de estudos de Gabrielle Araújo César, 17, consiste em pelo menos três horas dedicadas exclusivamente ao conteúdo do Enem. Estudante do Centro de Ensino Setor Oeste, ela considera a internet uma ferramenta fundamental. “Um site que seja especificamente sobre as matérias que eu vou estudar vai facilitar bastante a vida dos estudantes”, afirma.

 

Pacote completo
A aplicação das provas será em 5 e 12 de novembro. Nessas datas, dois domingos consecutivos, quase 7 milhões de estudantes — 125 mil apenas no Distrito Federal — enfrentarão uma maratona de provas que envolve 180 questões, divididas em quatro grandes áreas de conhecimento e mais a prova de redação. A partir de segunda-feira (4), alunos da rede pública e particular, pais e professores terão acesso a matérias elucidativas, repletas de depoimentos e orientações provenientes de docentes, diretores, psicólogos, nutricionistas e toda a sorte de profissionais que possam contribuir para o melhor desempenho do candidato. O conteúdo é fruto de parceria com o Centro Educacional Sigma, com apoio do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb).

 Luis Nova/Esp. CB/D.A Press

 

“Nesses dois meses, oferecemos um pacote de informações sobre as provas, o processo do Enem (como, quando e onde ocorre) e revisamos toda a pesada carga de conteúdo recebida pelos alunos ao longo de todo o ensino médio. Em 2017, exploraremos mais ainda as plataformas multimídias, especialmente as lives nas redes sociais, que permitem participação direta dos alunos e têm a linguagem desses meninos e meninas”, afirma Paulo César Marques, diretor de Comercialização e Marketing do Correio Braziliense. “Todos os anos, utilizamos o material do Enem proveniente do jornal como material de suporte para professores”, afirma Juliana Diniz, diretora-geral do Sigma.

Redação nota mil

Não é segredo para ninguém que uma das provas mais temidas do Enem é sempre a elaboração de uma boa redação. Pensando nisso, o jornal convidou a professora Dad Squarisi, editora de Opinião e comentarista da TV Brasília, para distribuir pílulas de conhecimento sobre o tema em vídeos semanais, disponíveis sempre às quartas-feiras, a partir de 6 de setembro. Além disso, a especialista oferece duas oficinas de redação no auditório do Correio, em 28 de setembro e 19 de outubro. É o projeto Nota Mil, destinado aos alunos da rede pública que querem tirar a maior nota no exame. Cada encontro dura três horas e é inteiramente gratuito. As inscrições, limitadas a 120 estudantes por oficina, serão abertas em breve em nosso canal do Enem O mesmo canal transmitirá ao vivo as oficinas da Dad.

Conteúdo digital

A cada segunda-feira, o caderno impresso chega recheado com material especial sobre uma das áreas de conhecimento do Enem. O conteúdo digital corre no mesmo ritmo, convidando especialistas para tratar do tema da semana. A estreia da programação de lives será com o professor Paulo Luiz Ramos, que estará ao vivo em 4 de setembro, às 15h, direto da redação do Correio.

Nas semanas seguintes, os conteúdos digitais e impressos enfocam linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (11 de setembro), ciências da natureza e suas tecnologias (18) e ciências humanas e suas tecnologias (25). Além dos vídeos e lives, bancos de questões elaborados junto aos parceiros trazem questões passíveis de figurar nas provas, dispostas ao aluno de modo interativo.

Povo fala (assista aos vídeos dos alunos no site do Correio)

O que você espera do site especial do Enem?

Luis Nova/Esp. CB/D.A Press

“Já uso bastante a internet para estudar, até porque minha escola usa material em mídia digital. Um site sobre o Enem vai ser ótimo.”

Luis Nova/Esp. CB/D.A Press

“Estou tentando me acostumar a acessar sites de notícias com frequência. Então esse site vai ser mais uma forma de acesso à informação.”

Luis Nova/Esp. CB/D.A Press

“Já estudo bastante durante a semana e faço cursinho. Vai ser legal porque muitos alunos focam apenas no conteúdo da escola.”

Luis Nova/Esp. CB/D.A Press

“Pesquiso bastante na internet, principalmente as questões de anos anteriores. Um site que reúna esse tipo de coisa é uma grande ajuda.”