Enem 2017
Apresentado por:

Português é o tema da nova live de Facebook do Especial Enem

Professor Jota, do Sigma, dá dicas aos internautas sobre o que deve cair no exame.

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/09/2017 16:11 / atualizado em 13/09/2017 12:36

Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press.

 

O segundo caderno especial sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega ao público nessa segunda-feira (11) recheado de dicas e questões sobre a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias. O conteúdo digital não fica para trás: no mesmo dia, o professor de língua portuguesa e redação Josino Nery, conhecido entre os alunos como Jota, participa de live no Facebook direto da redação do jornal. Às 15h, ele responde ao vivo às dúvidas dos internautas que acessarem a página do Eu, Estudante.


“Vejo as redes sociais como a ampliação das possibilidades de aprender”, afirma ele, que dá aulas para todo o ensino médio do Centro Educacional Sigma. Para Jota, o uso do computador e celular pelos jovens não é sinônimo de tempo perdido. Ao contrário, tudo pode ser ferramenta para quem crescer. “A facilidade e a rapidez com que esses canais novos, abertos pela internet, falam ao público são fantásticas. É em tempo real, no contato direto com o aluno e pode ser muito construtivo.”

 

Saiba mais

As dúvidas dos internautas, cogita ele, devem girar em torno das ânsias que ele vê em sala de aula. “À essa altura, o candidato quer saber sempre a 'fórmula mágica' do que vai cair', bem como a melhor maneira de organizar os estudos nessa reta final”. O Enem acontece em 5 e 12 de novembro, sendo a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação aplicadas no primeiro dia, junto a ciências humanas e suas tecnologias. Jota não acredita em grandes mudanças do Enem de 2017 em relação às edições anteriores. A prova de linguagens é composta majoritariamente por gêneros textuais (quais tipos de texto existem, saber lê-los e identificá-los), literatura brasileira (entender uma obra e saber localizá-las na tradição literária) e de variação linguística (o entendimento da língua como viva multifacetada). “Tudo isso compõe a competência de leitura do candidato, cobradas pelo exame.”