Enem 2017
Apresentado por:

Assista a Hora do Enem, na TV Escola

Programação da semana inclui tecnologia, imigração e literatura

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/09/2017 17:49 / atualizado em 26/09/2017 21:31

Tecnologia, imigração e literatura estão entre os temas que abrem a semana na Hora do Enem, da TV Escola. O programa é apresentado por Land Vieira e exibido de segunda a sexta-feira, às 7h, 13h e 18h. Os episódios ficam disponíveis no portal da TV Escola, nos aplicativos de celular e no canal da emissora no YouTube.

Nesta segunda-feira, 18, o assunto abordado é o Unonu, uma plataforma que conecta refugiados a oportunidades de trabalho e facilita o processo de legalização no país. O aplicativo foi vencedor de um hackathon (maratona de criação de projetos de tecnologia) da Organização das Nações Unidas (ONU), em março deste ano.

Dentro da mesma linha, a terça-feira, 19, será dedicada aos professores Vinícius Mayo e Devyson Carvalho, que falarão sobre imigração e pensamento social brasileiro. O debate se dará a partir da revisão de uma questão do Enem 2016. O programa também trará uma entrevista com o sociólogo João Marcelo Ehlert Maia, sobre a importância dos estudos sobre pensadores brasileiros para o exame deste ano.

Já na quarta-feira, 20, o foco estará na literatura infantojuvenil; as professoras Vanessa Reis e Josi Motta revisarão questões sobre interpretação de texto. Além disso, haverá um bate-papo com o escritor Alexandre de Castro Gomes, que trocou de profissão para seguir sua paixão pela literatura.

No programa especial Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, na quinta-feira, 21, o Hora do Enem mostrará como as ciências da natureza são inclusivas e apresentará uma conversa com o professor Aires Silva sobre o ensino da química em Braille. No mesmo dia, o espectador poderá acompanhar um papo com o professor de física Éder Camargo, que tem deficiência visual, mas não abre mão do trabalho em sala de aula. O dia especial terá, ainda, a história de Eduarda Emmerick, a primeira aluna com deficiência visual do curso de biologia da PUC-Rio.

Para encerrar a semana, a sexta-feira, 22, se dedicará à redação, sobre como usar a literatura brasileira para conseguir uma nota mil. O programa terá a participação da professora Julia Lucca, que explicará como extrair dos livros bons argumentos para dissertações.

Para assistir aos episódios na internet, basta acessar o portal da TV Escola ou o canal da emissora no YouTube.
 
Fonte: Ministério da Educação.