Enem 2017
Apresentado por:

Por Eleandro Adir Professor de química*

O que vai cair na prova de química?

Estudar para as avaliações do Enem requer bastante atenção, organização, paciência e muita, muita disciplina

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/09/2017 20:32

É importante que os candidatos, além de se dedicar muito, encaixem na rotina atividades que estimulem o relaxamento e o descanso. Procure ir ao cinema e passear em parques ou ambientes ao ar livre porque isso estimula o bom funcionamento cerebral. Praticar a leitura também é de suma importância. Afinal, muitas questões não são compreendidas por falta de interpretação de texto e isso vale para todas as disciplinas das diversas áreas do conhecimento.


Não seria diferente na química. Ultimamente, as questões dessa matéria no Enem têm apresentado conteúdos ligados às atividades humanas e a situações da vida real. Listo aqui seis conteúdos que costumam figurar nas provas:

1. Estequiometria
2. Soluções
3. Cinética e equilíbrio químico
4. Eletroquímica
5. Química orgânica
6. Questões ambientais.

Cada uma delas precisa ser estudada com clareza e procurando sempre evitar o popular “decoreba”, que pouco contribui para organização do conhecimento. Ao traçar uma estratégia para estudar esses conteúdos, minha sugestão é que o aluno comece por estequiometria porque esse conhecimento pode ajudar o estudante a melhor entender os processos por meio de reações químicas teóricas e suas proporções. Endender isso provavelmente o auxiliará na interpretação de textos químicos, além de ser um conteúdo que pode ser entendido fazendo exercícios. Serve, também, como base para o segundo conteúdo listado: soluções.

Junto a esses temas, eu incluiria o estudo dos gases, que servirá para compreensão sobre os fenômenos e as alterações da atmosfera. Perceba que, na estratégia sugerida, o aprendizado de todos os conteúdos deve ser direcionado ao conhecimento das questões ambientais.

Enfim, estudar qualquer disciplina deve ser encarado como investimento e não como finalidade, pois o conhecimento é transformador e pode, inclusive, ser aquilo que define o futuro de um ser humano. Para muitos, é o único e o melhor caminho.
=

*Coordenador do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Formosa. Professor de química pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) do Estado de Goiás.