Enem 2017
Apresentado por:

Média de abstenções no segundo dia é de 32%

A segunda e última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve abstenção semelhante ao primeiro dia de provas. Amazonas foi o campeão de ausências, com 42,9%, e Distrito Federal seguiu a média nacional, também com 32%

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/11/2017 19:38 / atualizado em 13/11/2017 00:28

A segunda e última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve abstenção semelhante ao primeiro dia de provas. Se no primeiro dia houve 29% de inscritos que não compareceram, neste domingo (12) a ausência foi de 32%. O estado campeão em abstenções foi o Amazonas, com 42,9%. No Distrito Federal, o índice de ausência também foi de 32%.

O novo formato, pela primeira vez divido em dois domingos consecutivos, foi aprovado pelos estudantes, segundo o ministro da Educação Mendonça Filho. “O exame se mostrou claramente viável com aplicação em dois domingos. O legado de 2017 que fica é essa questão de dividir. Tivemos uma grande adesão e simpatia por parte dos estudantes, o que se traduz em mais tranquilidade e menos pressão”, afirma Mendonça Filho. 
 
Nesses casos, a prova será reposta em 12 de dezembro.
 
O ministro afirmou ainda que, para 2018, a primeira novidade diz respeito ao Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. "Para quem passar pelo  passer pelo Encceja, garantiremos gratuidade do Enem 2018", anunciou. 
 

GABARITO - 2º dia de Enem (matemática e ciências da natureza)

 

Confira o caderno de questões de cor rosa

 

Confira o caderno de questões de cor cinza

 

Confira o caderno de questões de cor azul