Enem 2017
Apresentado por:

Professor de história da UnB é o convidado da live nessa segunda (23)

Antonio José Barbosa, especialista em história contemporânea e política geral, aborda a prova de ciências humanas e suas tecnologias

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/10/2017 10:15 / atualizado em 20/10/2017 18:15

 


A próxima live do Especial Enem traz um convidado notável na área de história. Nessa segunda-feira (23), às 15h, a apresentadora Lanna Silveira recebe o professor Antonio José Barbosa, ligado ao Departamento de História da Universidade de Brasília (HIS-UnB) desde 1987, onde leciona história contemporânea, história do Extremo Oriente, história social e política geral. Na ocasião, ele vem aos estúdios do Correio para tratar dos temas de história da prova de ciências humanas e suas tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


“O exame diferencia-se de outras provas pela necessidade constante de contextualização e habilidade do senso crítico, ou seja, ele dá o contexto histórico da questão, mas pede ao aluno que, sobretudo, pense a respeito”, afirma. “A capacidade de interpretar e relacionar os fatos de modo que o candidato demonstre conhecer o significado dos acontecimentos. O Enem procura essa abordagem.”


Para ele, os assuntos de atualidades que podem cair, direta e indiretamente, são aqueles que ocupam o noticiário e o debate público nos últimos anos. “Temas como o terrorismo, a atuação política da Coreia do Norte, os Estados Unidos da nova era Trump e as correntes migratórias”, elenca.


Participe!

As lives do Especial Enem ocorrem sempre às segundas-feiras, às 15h. Nas transmissões ao vivo, o público on-line participa diretamente. Para tanto, basta acessar a página de Facebook do Eu, Estudante (facebook.com/euestudante).


Nessa segunda-feira (23), Antonio José Barbosa colabora ainda com coluna escrita por ele na edição impressa do especial. No texto, o professor aprofunda-se na explicação sobre a abordagem do exame, bem como dá um panorama das mudanças ao longo dos anos.