Enem 2017
Apresentado por:

Especial Enem lança Simulado CB on-line nessa segunda-feira (30)

Prática e intuitiva, ferramenta traz 100 questões de todas as provas para quem está prestes a fazer o exame

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/10/2017 10:00 / atualizado em 30/10/2017 13:30

Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press
 
A nova ferramenta preparada pelo Especial Enem para quem vai fazer o exame chega em boa hora. A uma semana da primeira prova, a melhor pedida para avaliar o desempenho é o Simulado CB, um simulado on-line fruto de parceria entre Correio Braziliense e o curso pré-vestibular Exatas. Serão disponibilizados dois simulados, totalizando 100 questões exclusivas de todas as áreas de conhecimento cobradas no exame, a serem respondidas em intervalos de tempo que simulam o que o candidato encontrará na avaliação. 

Gratuito e aberto a todo o público, o recurso está disponível a partir desta segunda-feira (30). Para o primeiro simulado, o estudante pode responder 50 questões para as áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Dividido por disciplinas, o primeiro teste envolve português, história, geografia, filosofia, sociologia, artes e língua estrangeira (inglês ou espanhol). Para cada matéria, o estudante tem 30 minutos para resolver todas as questões. 

 
A primeira leva de questões permanece acessível até 4 de novembro, dia anterior à primeira prova. A partir de 6 de novembro, será disponibilizado o segundo simulado, também com 50 questões, dessa vez envolvendo as disciplinas da avaliação de ciências da natureza e matemática. 
 
Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press
 
Para executar o teste, basta acessar o site, preencher breve cadastro de dados pessoais, por meio de conta no Facebook ou e-mail. 

Prático e intuitivo
O Simulado CB foi concebido para ser prático, intuitivo e adaptado para todas as plataformas. Há um ano, o Curso Exatas incluiu na rotina de simulados a opção do aluno realizá-los on-line. A resposta dos estudantes tem sido positiva. “Fiz dois on-line e a experiência foi muito boa. Me ajudou a conciliar as matérias, pois não me estressei tanto quanto na atividade presencial. Gasto menos tempo, não preciso me arrumar para sair e, em casa, fico mais confortável”, avalia Theresa Kanashiro, 20 anos. “Nessas últimas semanas, o tempo de estudo pesa. A ferramenta é boa, pois traz facilidade de acesso e flexibilidade para adaptá-la ao seu horário”, acrescenta Pablo Piau, 18, que também fez os simulados do curso.
 
A jovem, que fará o Enem em busca do curso de medicina, acredita nesse caminho como natural e condizente com seu tempo. “O cenário atual pede isso. Estamos na era tecnológica, vivendo-a. Acredito que a inclusão do simulado nesse meio da tecnologia é necessário para acompanhar as mudanças na sociedade. No futuro, talvez até as provas talvez sejam on-line.” 
 
 Minervino Junior/CB/D.A Press
 
 
César Augusto Severo, professor de física e coordenador pedagógico do Exatas, conta que os desempenhos dos alunos nos modos virtual e tradicional não são desproporcionais. “Não muda nada, são muito semelhantes. São modos diferentes de cumprir a mesma atividade, que serve para mapear em que pontos a preparação do estudante está correta e no que ela ainda precisa melhorar.”