Enem 2017
Apresentado por:

EDUCAÇÃO »

Dicas de última hora

Professores avaliam quais temas poderão ser cobrados nas provas de matemática e ciências da natureza, no segundo dia do Enem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/11/2017 19:29

Os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não podem relaxar, mas estão perto. O último dia será no domingo e contará com questões de matemática e ciências da natureza. Para ajudar os inscritos, o professor de química do Centro de Ensino Médio Elefante Branco (Cemeb) Antônio Siqueira explica que, possivelmente, a prova exigirá conhecimentos sobre radioatividade e eletroquímica. “São assuntos que estão em alta, ainda mais com o aniversário de 30 anos de Chernobyl. O segredo é fazer as questões mais fáceis e as médias primeiro, para depois se concentrar nas difíceis e conseguir uma nota uniforme”, explica.



Augusto Pacheco dá aulas de física em um cursinho gratuito pré-vestibular e pré-Enem em Brasília. Ele aposta que entre as matérias abordadas estará energia mecânica e elétrica, além de problemas relacionados à hidrelétrica e energia eólica. “Potência de motor e propagação de calor também devem cair. Em matemática, sempre tem questões de estatística, probabilidade, análise combinatória, geometria, área e volume. De uma forma geral, não pode esquecer de estudar funções de 1º e 2º grau.”

Em biologia, as apostas estão em impactos das alterações ecológicas, cadeia alimentar, citologia e genética. “Vale a pena dar uma relida para lembrar, mas também tem que manter a calma. Na hora da prova, ler e entender bem a questão. Muitos alunos bons erram as questões por conta do nervosismo. Tem que olhar os mínimos detalhes e, claro, dentro do tempo necessário”, ensina.

Meditação
O estudante Ivan de Araújo Morais Júnior, 19 anos, se prepara para o segundo dia de provas e quer cursar design gráfico na Universidade de Brasília (UnB). Ele conta que está apreensivo, mas que, após muito estudar, um dia antes do segundo dia do Enem, vai apostar em programas relaxantes para se tranquilizar. “A prova do primeiro dia foi bem diferente dos outros anos, então não sei muito o que esperar. Sei que estudei bastante. Na noite anterior à prova, vou meditar para aliviar a mente, ver filmes, ouvir música, dançar. E tem que pensar positivo. Se estudou, acredite em si, na sua dedicação”.

Vale lembrar que os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. As provas começam às 13h30. O candidato deve ficar atento para não chegar atrasado e sair de casa com antecedência. A prova do segundo dia terá a duração de quatro horas e 30 minutos.

 

Críticas nas redes sociais
O governo federal foi alvo de críticas nas redes sociais por causa da publicação de um post na página Governo do Brasil. Na imagem, um rapaz, ao lado da namorada, identificada como “maratona de séries”, olha para uma outra mulher, nomeada de “Enem”. Era uma tentativa de o Planalto transmitir a informação de que é preciso focar nos estudos e deixar de lado o lazer, mas internautas acabaram interpretando a publicação como machista. Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou que o post usa um meme “difundido em milhares de outras postagens entre o público ao qual se destina a peça em questão: estudantes que participarão do Enem”. O Planalto garante que não houve intenção de utilizar linguagem imprópria ou provocar qualquer tipo de ofensa. “Apenas buscou-se interação, bom humor, e descontrair alunos que, neste período, estão sempre tensos em razão da pressão por resultados.” A publicação foi retirada do ar.