Enem 2017
Apresentado por:

As regras de ouro para a redação nota mil

Em oficina no auditório do Correio Braziliense, Dad Squarisi tratou de concisão, coerência, tópicos frasais e demais detalhes para o primor na dissertação do Enem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/09/2017 16:53 / atualizado em 29/09/2017 13:48

Ed Alves/CB/D.A Press
 
 
A primeira oficina de redação Nota Mil do Correio foi realizada nesta manhã de quinta-feira (28). No auditório do jornal, cerca de 70 candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais interessados na melhor escrita assistiram à minuciosa explanação de Dad Squarisi, professora de português, editora de Opinião e autora de diversos livros sobre a arte de escrever um bom texto.
 
Ao longo das três horas de atividade, ela tratou do que considera as regras de ouro e os critérios que, obedecidos, garantem a melhor nota possível no exame. Para cada ponto colocado em pauta, uma atividade prática proposta aos alunos. A participação ativa do público, interessado no debate proposto pela especialista, deu o tom descontraído do encontro. 

Ed Alves/CB/D.A Press
 
“Amei a oficina. Descobri conteúdos relevantes e que fazem muita diferença para uma redação bem realizada. Ler as matérias on-line já era bom e vir aqui pessoalmente foi ainda melhor”, comemora Nádia Oliveira, 36 anos. A pedagoga conta que conhecia o conteúdo exclusivo do Especial Enem e as videoaulas de Dad. Voltando às salas de aula, dessa vez buscando se ingressar no curso de psicologia, ela encontrou na oficina uma ajuda importante no novo objetivo.

Regras de ouro
Dad Squarisi abordou as três regras de ouro de uma dissertação clara e concisa, representadas por três grandes máximas. A primeira delas — “menor é melhor” — é uma qualidade do estilo. Uma vez assimilada, auxilia decisivamente em se fazer compreender. “Sempre que puder escrever algo com menos palavras, é melhor. Isso não significa omitir informações ou simplesmente falar pouco”, explica. Deve-se evitar sentenças grandes demais, uma vez que a falta de concisão pode tornar a argumentação confusa e incoerente.

“Ser conciso é dizer o que deve ser dito com o menor número de palavras possível”, continua a professora. A segunda regra, “menos é mais”, possibilita leitura agradável e prepara terreno para argumentação mais densa. “Posso dizer 'o homem que planta café'. Não está errado, mas que tal se dissesse apenas 'cafeicultor'? Menos é mais: menos palavras, mais informação”, exemplifica.

Brilha também a regra nomeada pela professora como “variar para agradar”. Nesta, nada que uma boa revisão não resolva. Com atenção, o candidato é capaz de substituir elementos que se repetem na dissertação. “É importante variar o vocabulário. As partículas de coesão e concisão - 'além disso', 'porém' - podem ser alternadas. Muitas vezes, o texto está ótimo, bem escrito, porém está repetindo os termos de transição (conjunções, preposições e locuções). Use sinônimos ou mude as estruturas das frases.”  

São lições que, uma vez assimiladas, proporcionam a excelência na redação do Enem ou qualquer outro exercício de escrita. Para o estudante Igor Gonçalves Rocha, 19, os cursos de redação geralmente deixam de lado parte do conteúdo que poderia levar o estudante além. “Ninguém te ensina a fugir das armadilhas que a produção de texto traz. Às vezes, é muito difícil começar um raciocínio e dar prosseguimento a ele sem percalços”, conta. O vestibulando espera alcançar vaga na Universidade de Brasília (UnB). No ano passado, Igor ficou em terceiro em uma concorrência de duas vagas.

Tópico frasal
A cada elemento de uma redação digna da nota mil, Dad Squarisi propôs breve exercício escrito. No tema tópico frasal, por exemplo, pediu a eles que sintetizassem o conceito em texto. “O tópico frasal apresenta duas características elementares. É uma frase sozinha, começa com letra maiúscula e termina com ponto”, disse. Dada uma sentença simples aos alunos, eles desenvolveram um parágrafo a partir dela. A tarefa de concisão ajudou a entender os tipos de sujeito, variações e repetições. “Veja o quanto a sua dissertação traz repetições e treine, treine muito para eliminá-las”, enfatizou. “Entendi melhor o conceito de tópico frasal e isso vai me ajudar no Enem”, garante Nádia Oliveira.
 
Ed Alves/CB/D.A Press
Os irmãos Esther Pereira de Araújo, 15, e Ricardo Pereira, 22, vieram de Sobradinho para absorver conhecimento, mas o estágio da preparação é diferente. “Estou me preparando para o PAS. Até faltei aula para estar aqui e foi muito útil. Tenho uma noção melhor de como é feita a avaliação das redações. Sem dúvida, recomendaria para qualquer um que esteja estudando para o vestibular”, afirma Esther. Depois de passar na UnB para engenharia, Ricardo ainda não desistiu do sonho de ser aprovado em medicina. Ele acredita que uma dissertação bem realizada pode deixá-lo mais próximo da vaga. “Já fiz o Enem quatro vezes e minha redação sempre ficou na casa dos 700 pontos. Com uma nota melhor, vou ter mais chances”, projeta.

Segundo encontro
A oficina Nota Mil terá bis no próximo mês. Em 19 de outubro, das 15h às 18h, Dad Squarisi volta a receber estudantes no auditório do Correio. Gratuitas, as inscrições seguem abertas e podem ser acessadas em www.correiobraziliense.com.br/euestudante/enem-2017/#inscricao. Participe!