Especial Novo Ensino Medio

Estudantes tiram dúvidas sobre a reforma do ensino médio

O novo modelo começa a ser implantado de forma gradativa nas escolas brasileiras. Envie perguntas e tire suas dúvidas

Jéssica Luz- Especial para o Correio
postado em 14/09/2017 15:41
As estudantes do ensino médio Luiza Beatriz e Gabriely: dúvidas sobre como o novo modelo funcionará
O início das mudanças no último ciclo da educação básica está cada vez mais próximo. A partir do próximo ano, as escolas devem passar a implementar as medidas definidas na reforma do ensino médio, sancionada em fevereiro deste ano. Algumas delas, inclusive, já aumentaram a carga horária, para atender a um dos principais pontos do texto.

Com o objetivo de ajudar os estudantes a esclarecerem as dúvidas de estudantes e pais, o Correio publica o especial Tudo sobre o novo ensino médio. Um formulário ficará disponível na página inicial para que você possa enviar dúvidas sobre a reforma, que serão respondidas posteriormente por especialistas.

Processo


A reforma ainda está em andamento e é debatida por grupos de trabalho formados pelo Ministério da Educação (MEC). Apesar de as diretrizes gerais estarem definidas na legislação aprovada, ainda é necessário definir as aprendizagens e conhecimentos básicos a que todos os alunos terão acesso durante esse último ciclo da educação básica.

Essa definição ocorrerá a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relativa ao ensino médio, que está em fase de elaboração da terceira versão pelo MEC. Depois disso, será a vez de o Conselho Nacional de Educação (CNE) analisar e dar o aval ao documento, que precisa ser homologado para começar a valer.

A partir daí, os sistemas de ensino e escolas elaborarão os próprios currículos e definirão quais as trajetórias formativas devem oferecer aos estudantes.

Assista ao vídeo e veja algumas das dúvidas de estudantes do Centro de Ensino Médio Setor Leste, esclarecidas pelo professor do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB) Cleyton Hércules Gontijo.
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação