SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

EDUCAÇÃO »

Entre o estudo e o trabalho

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio exige um planejamento detalhado. É importante prever momentos de lazer

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/09/2014 13:29 / atualizado em 08/09/2014 13:32

Janine Moraes

Abrir mão de algumas horas de sono e das atividades de lazer aos fins de semana faz parte da rotina da maioria dos estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão aplicadas em 8 e 9 de novembro em todo o país. Para alguns estudantes, o desafio é ainda maior: ingressar em uma instituição de ensino superior, significa conciliar a rotina intensa de estudos com a jornada de trabalho. Especialistas recomendam planejamento e disciplina. “Normalmente, as pessoas reclamam da falta de tempo, mas a realidade é que muitas não têm uma organização efetiva do tempo livre. Com planejamento, é possível conciliar a rotina intensa de estudos e o trabalho e ainda ir ao cinema de vez em quando ou almoçar com a família”, afirma Debora Barem, professora do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em planejamento estratégico.

A estudante Nayane Sacht, 19 anos, divide o tempo entre o trabalho como auxiliar de serviços gerais em um laboratório, um curso preparatório para a prova e ainda atividades voluntárias aos fins de semana. “Acordo às 6h40 para ir ao trabalho. Fico lá até as 18h e venho direto para o cursinho. Chego em casa por volta da meia-noite”, conta. Apesar de ainda não ter decidido qual graduação cursará, ela afirma que está focada no estudo das disciplinas da área de exatas e que desenvolveu algumas estratégias para revisar o conteúdo e, assim, otimizar o tempo de estudo. “Tento assistir a videoaulas dentro do ônibus e fazer anotações. Normalmente, chego meia hora antes do início das aulas do cursinho e resolvo alguns exercícios nesse período. Agora, na reta final para a prova, toda hora é hora”, diz Nayane. Para ela, deixar de trabalhar e dedicar-se apenas aos estudos não é uma opção. “Moro com a minha mãe e ajudo financeiramente em casa. Com o salário que recebo, também pago o curso preparatório. Seria ótimo poder apenas ao estudar, mas preciso trabalhar também”, afirma.

Tags:

publicidade

publicidade