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É hora de ciências da natureza

O terceiro fascículo da série Correio Braziliense no Enem traz dicas para as provas de química, física e biologia do Exame Nacional do Ensino Médio. As disciplinas de exatas ainda são consideradas as mais difíceis pelos jovens

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postado em 23/09/2014 10:53

Juliana Espanhol

Física é a prova tida como a mais difícil para Gabriel, Érica e Douglas. João vitor (camisa xadrez) não tem dificuldades com a disciplina (Ed Alves/CB/D.A Press) 
Física é a prova tida como a mais difícil para Gabriel, Érica e Douglas. João vitor (camisa xadrez) não tem dificuldades com a disciplina
Presente no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de ciências da natureza e suas tecnologias é tema do terceiro fascículo que o Correio publica para ajudar os candidatos a se prepararem para a avaliação. Em 8 de novembro, os mais de 8 milhões de inscritos no exame terão 4h30min para resolver 45 questões de física, química e matemática. No mesmo dia, há ainda prova de ciências humanas.

Para Kelton Wadson, professor de química do Colégio Ari de Sá, de Fortaleza, ecologia deve ser um dos assuntos mais abordados na avaliação. “O apelo dos temas ambientais tem sido muito forte no Enem. A prova de ciências da natureza deverá trazer questões sobre uso e reúso de água, diante do risco de racionamento no Sudeste. Outro assunto importante é reciclagem e lixo, já que em agosto entrou em vigor a lei que põe fim aos lixões, pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Além disso, apostamos que uso sustentável das matrizes energéticas também deve ser cobrado”, diz o docente, que participou da elaboração do material do fascículo.

Na opinião do estudante de 3º ano do Centro Educacional (CED) 1 do Cruzeiro Douglas Rodrigues, 17 anos, física deve ser a matéria mais complicada da prova. “Estou estudando muita química orgânica, porque os professores disseram que esse assunto cai bastante na prova, mas, para mim, o mais complicado é física”, diz o aluno, que pretende cursar comunicação social na Universidade de Brasília (UnB) ou obter bolsa por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). A estudante Erica Verônica de Jesus dos Santos, 17, concorda. “Tenho mais dificuldade com exatas, principalmente física. Por isso, quando tenho dúvidas em alguma matéria, procuro videoaulas sobre o assunto ou exercícios na internet”, diz ela, que quer conseguir bolsa para fazer graduação em psicologia.

Mas nem todos os vestibulandos têm medo das exatas. João Vitor Abadio, 16 anos, estudante de 3º ano pretende cursar física na UnB. “Sempre gostei de ciências e, no fim da 8ª série, tive meus primeiros contatos com a física. Desde o 1º ano do ensino médio, quero fazer esse curso”, diz. No ano passado, o aluno fez o Enem como treineiro. “Achei as questões fáceis e tive bom desempenho, considerando que ainda não tinha visto parte da matéria”, conta. Gabriel Paulon, 17, também é candidato a um curso de exatas: engenharia ou biotecnologia. “Vou bem em química e biologia; física é mais difícil. Costumo estudar em grupo porque sempre tem alguém que sabe mais do que os outros e assim todos se ajudam”, diz.


Exigências

Lista de oito competências da prova de ciências da natureza e suas tecnologias.

» Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade

» Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos

» Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicas

» Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais

» Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos

» Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas

» Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas

» Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas
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