SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Estratégias para matemática

O sexto fascículo ds série Correio Braziliense no Enem traz 33 questões sobre matemática e suas tecnologias. Para as provas, em 8 e 9 de novembro, o jornal oferece um intensivo para ajudar os alunos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/10/2014 10:12 / atualizado em 14/10/2014 10:36

Juliana Espanhol

Minervino Junior/CB/D.A Press
Nas últimas semanas antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Correio oferece um intensivo para os candidatos se prepararem. No fascículo de hoje, o tema é matemática — mais especificamente conhecimento geométrico e representação da realidade. “O conteúdo de geometria é importante no Enem porque a prova costuma ser muito contextualizada e cobra conhecimentos do cotidiano. Praticamente, tudo na vida envolve, de certa maneira, conceitos de espaço e de forma, então isso é algo que podemos afirmar com convicção que aparecerá na prova”, diz Kleiton Barbosa, professor de matemática do colégio Ari de Sá, de Fortaleza, e um dos responsáveis pelo conteúdo do intensivo.

“Nesta reta final, é importante que o aluno meça o tempo que ele leva para fazer cada questão. Ele não pode levar mais do que dois ou três minutos”, recomenda Genildo Marinho, professor de matemática do colégio Leonardo da Vinci. “A melhor forma de estudar é por meio da resolução de provas anteriores. É possível, inclusive, utilizar as provas de segunda aplicação do Enem, que são realizadas nas unidades de internação e nas prisões, para ampliar a oferta de questões”, diz Marinho.
Além disso, o professor recomenda brincadeiras como sudoku e palavras cruzadas, que treinam o raciocínio e também ajudam a relaxar antes da prova. Com 5h30min de duração e 45 questões de múltipla escolha, a avaliação de matemática será realizada em 9 de novembro, com a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e à redação. Além de geometria, os docentes citam funções, estatística e probabilidade, relação entre grandezas e aritmética como temas recorrentes na prova.

Geometria


Para a candidata Ana Clara Reis, 18 anos, geometria é um dos temas mais difíceis do exame. “Para mim, a matéria mais fácil é biologia, porque é um assunto com o qual tenho mais afinidade, e o mais difícil é geometria. Tenho estudado todas as matérias, mas as exatas são a parte que muita gente tem dificuldade, e é a chance de conquistar muitas questões”, diz a aluna do cursinho Méson Pi. A estudante pretende utilizar a nota do Enem para cursar medicina. Também candidato à medicina, depois de cursar dois anos e meio de geologia, Fabrício Neiva, 24, acredita que a matemática é uma das matérias mais importante do exame. “O foco maior do Enem é em matemática, mas a concorrência de medicina é preparada, então precisamos saber de todas as matérias”, diz.

Na opinião de alguns alunos, o formato dos enunciados é um dos pontos perigosos da avaliação. “A parte da matemática que acho mais difícil é a de funções, porque alguns enunciados são difíceis de interpretar e os textos são muito longos”, diz Beatriz Macedo, 19 anos, que deseja cursar direito na Universidade de Brasília (UnB) ou na Universidade Federal de Goiás (UFG). Candidata a uma vaga de odontologia na UnB ou na UFG, Maria Luiza Stangherlin, 18, também considera a interpretação de texto um ponto importante na prova de matemática.“Análise combinatória é a parte que acho mais complicada porque tenho dificuldade em interpretar o que é pedido”, revela. Para estudar, ambas as estudantes têm resolvido questões de provas anteriores.


Medidas socioeducativas


Aplicada cerca de um mês depois da prova oficial, a avaliação de segunda aplicação é destinada a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e a pessoas privadas de liberdade. A prova segue o mesmo formato do Enem regular: são 90 questões em cada dia de prova e uma redação.

Fique atento


As inscrições para o simulado on-line do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Correio Braziliense em parceria com IMP Concursos e Tempo de Concurso, vão até esta quinta-feira, 16 de outubro. Não há limite de vagas. A prova, composta por dois cadernos, é gratuita e será aplicada das 7h de 18 de outubro às 23h59 de 19 de outubro, no site www.simuladocb.com.br. O gabarito será divulgado em 20 de outubro.
Tags:

publicidade

publicidade