CORREIO BRAZILIENSE NO ENEM

Aquecimento para o Enem

Termina amanhã o prazo de inscrição para o simulado oferecido pelo Correio Braziliense aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio. O teste será pela internet nos próximos dias 18 e 19 e abordará ciências humanas e da natureza, linguagens, códigos e matemática

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 15/10/2014 11:58

Paula Rafiza/Esp. CB/D.A Press
Quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 8 e 9 de novembro, pode testar os conhecimentos no simulado on-line oferecido pelo Correio Braziliense em parceria com o IMP Concursos e o Tempo de Concursos. O prazo de inscrições para o simulado termina amanhã pelo site www.simuladocb.com.br. Não há limite de vagas. As provas gratuitas serão aplicadas pela internet em 18 e 19 de outubro.

Serão dois cadernos de provas: o primeiro é de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. O segundo trará os conteúdos de linguagens e matemática, com os respectivos códigos e tecnologias. “O simulado seguiu a matriz de habilidades e competências proposta para o Enem. A prova contará com questões contextualizadas e interdisciplinares e será bastante próxima ao que normalmente é cobrado no exame”, explica Antônio Geraldo Maia, diretor acadêmico do IMP Concursos. “O aluno que realizar o simulado poderá, a partir do resultado, fazer um diagnóstico da situação de seus estudos e identificar os ajustes devidos até a data do exame, em novembro”, completa.

Ao todo, o simulado contará com 180 itens de múltipla escolha (90 para cada caderno de prova). A prova on-line também utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de correção aplicado no Enem. Diferentemente do exame, o simulado não traz uma prova de redação. O simulado faz parte da série Correio Braziliense no Enem, que é composta por oito fascículos de provas, elaborados em parceria com o Sistema Ari de Sá e patrocínio do Centro Educacional Leonardo da Vinci.

Na expectativa
O estudante do 3º ano do ensino médio Flávio Santos, 16 anos, fará o Enem pela primeira vez. Ele afirma que o simulado será uma oportunidade para se aprofundar no formato das questões do exame. “Será bom para a minha rotina de estudos. Vou saber quais as áreas preciso reforçar e quais são os conteúdos que ainda tenho que melhorar.” O estudante quer cursar direito na Universidade de Brasília (UnB). “É um curso muito concorrido, então qualquer item faz diferença. Na escola e no cursinho preparatório, fazemos simulados e resolvemos provas antigas, mas qualquer atividade para estar mais habituado e contribuir para a minha preparação pode ajudar na hora da prova”, completa.

Para Erika Aguiar, 21 anos, o simulado servirá para conhecer quais conteúdos que poderão ser cobrados no exame. Ela fará o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio. “Fiz o exame em 2011 e não tenho muita noção do que poderá ser cobrado na prova. O simulado será importante para conhecer mais os conteúdos, principalmente na prova de português”, ressalta.

As provas
Os inscritos terão quatro horas para resolver a prova em cada dia. No momento em que o candidato clicar no comando para iniciar, o tempo começará a contar, e o participante não poderá parar o processo. Na tela do computador, haverá um contador de tempo. A consulta ao boletim eletrônico com o resultado estará disponível a partir de 20 de outubro. O participante receberá o documento via e-mail ou poderá acessá-lo efetuando o login no site do simulado. Caso haja divergência de opinião em relação à correção de itens, os inscritos poderão entrar com pedidos de recurso em 20 e 21 de outubro.

Para assinantes
O simulado da série Correio Braziliense no Enem é gratuito e aberto a todos, mas assinantes do Correio podem acessar um banco de questões extras. Ao se inscreverem para o simulado, os usuários recebem, em até três dias, o acesso a um banco de questões preparatórias. Para isso, é necessário inserir o código do assinante no momento da inscrição. Os itens extras são das edições anteriores do exame nacional. O usuário tem a opção de selecionar as questões por prova, ano de aplicação e área de conhecimento. O serviço pode ser acessado até 7 de novembro.

Fique atento
» Simulado – Correio Braziliense no Enem
» Inscrições: até amanhã, pelo site www.simuladocb.com.br.
» Provas
Estarão disponíveis no site, a partir das 7h, em18 de outubro, até as 23h59, de 19 de outubro. Cada prova tem quatro horas de duração
» Gabarito
Será divulgado em 20 de outubro, no site. O gabarito oficial será divulgado em 25 de outubro
» Recursos
Podem ser interpostos em 20 de outubro, a partir das 10h, e em 21 de outubro, até as 14h
Tags: