SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Começa hoje o simulado on-line da série Correio Braziliense no Enem

Mais de 4,5 mil pessoas se inscreveram para fazer a prova gratuita e, assim, avaliar o grau de preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio, que ocorrerá em 8 e 9 de novembro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/10/2014 09:10 / atualizado em 18/10/2014 09:17

Kelsiane Nunes /Especial para o Correio , Especial para o Correio

Hoje e amanhã, estudantes podem fazer o simulado on-line para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Correio Braziliense em parceria com o IMP Concursos e o Tempo de Concursos. A prova fica disponível no site www.simuladocb.com.br a partir das 7h de hoje até as 23h59 de amanhã (19). Mais de 4,5 mil pessoas se inscreveram para testar seus conhecimentos para o Enem, que será aplicado em 8 e 9 de novembro.

É a primeira vez que Gizela Araújo, 17 anos, faz a prova do Enem. Ela está no 2° ano do Centro de Ensino Médio Asa Norte (Cean) e fará o exame como treineira, a fim de se preparar para o próximo ano. “Com certeza, o simulado vai me ajudar a entender melhor a prova, a ter uma noção de como será no dia do exame”, afirma a estudante. Ela conta com a ajuda da família para manter o foco. “Avisarei para minha família quando começar a fazer a prova on-line do Correio e entregarei meu celular para minha mãe, assim não perco a atenção”, comenta.

Ana Rayssa/Esp. CB/ DA Press


Os inscritos não têm com o que se preocupar. “A estrutura do site é simples, intuitiva e não oferece nenhuma dificuldade para fazer a prova”, afirma a coordenadora pedagógica do IMP Concursos, Ranil Aguiar. “O Correio espera contribuir com as pessoas que vão fazer o Enem com este teste”, ressalta Cilene Vieira, superintendente de Marketing do Correio Braziliense. Além de boletim de desempenho individual, será disponibilizada uma lista de classificação de acordo com a pontuação de cada participante.

O simulado é composto por dois cadernos de provas divididos em Ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias. Os participantes terão quatro horas para fazer os 190 itens de múltipla escolha de cada caderno. Durante toda a avaliação, o inscrito acompanha o período de prova em relógio que fica disponível na tela. O tempo começará a contar no momento em que o participante clicar no comando Iniciar prova. “Além de a quantidade de itens e do tempo disponível para realizar a prova serwm similar ao que é apresentado no Enem, o simulado terá o mesmo fator de avaliação — a Teoria de Resposta ao Item (TRI) — utilizado no exame”, explica Cilene Vieira.

Tudo preparado

Ranil Aguiar, coordenadora pedagógica do IMP, garante que está tudo pronto para a realização das provas. “O site oferece infraestrutura para garantir a navegação de vários candidatos ao mesmo tempo sem que ocorra nenhum problema.” Caso o participante tenha alguma dificuldade técnica, ele conta com uma equipe de plantão para resolver o problema. “Na página do próprio simulado, o candidato terá disponível um ícone que dará acesso a um chat on-line. A equipe técnica ficará à disposição dos participantes hoje e amanhã, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h20”, esclarece.

Expectativa

O resultado do simulado pode servir como guia de revisão de conteúdo para auxiliar nos dias que antecedem a prova. O estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) 1 do Gama Felipe de Melo, 17 anos, fará o simulado com esse objetivo. “Ainda dá tempo de revisar o conteúdo. Faço o simulado porque, com ele, saberei em que conteúdos ainda tenho dificuldade”, explica. A aluna do Centro de Ensino Ebenézer (Ceneb) Aline Leite, 17, ainda não tem certeza sobre qual faculdade deseja cursar, mas fica pronta para o Enem com a prova on-line do Correio. “Vou fazer o simulado porque sei que vai me mostrar como é a prova do Enem”, explica.

Estratégia

A preparação para fazer o simulado deve ser a mesma que a do o exame nacional, afirma a coordenadora pedagógica do IMP Concursos, Ranil Aguiar. “Ter uma boa noite de sono, alimentação leve e manter a mente tranquila são medidas necessárias para fazer uma boa prova”, afirma. “Separar um lanche para comer durante a avaliação também é interessante porque, assim, evita-se que o participante perca tempo”, sinaliza Ranil.
Como a prova é on-line, os participantes têm de ter atenção redobrada para não deixarem que fatores externos tirem a atenção do teste. Daniel Rodrigues, 19 anos, arquitetou uma estratégia para manter o foco. “Resolverei as provas de manhã, pois é o horário em que fico mais concentrado. Para não me dispersar, ficarei no meu quarto”, conta. Daniel pretende fazer engenharia civil ou ambiental na Universidade de Brasília (UnB). Ele aprovou a iniciativa do Correio. “Achei muito legal a oportunidade de testar meus conhecimentos de forma gratuita. Fiquei sabendo do simulado porque leio o jornal todos os dias”, diz.

Assinante

O assinante do Correio pode fazer exercícios extras disponíveis em um banco de questões no próprio site do simulado até 7 de novembro. O usuário tem a opção de selecionar as questões por prova, ano de aplicação e área de conhecimento.


Fique atento

Preste atenção nas próximas datas

Gabarito

Será divulgado na egunda-feira (20), no site www.simuladocb.com.br.
O gabarito oficial sai no próximo sábado (25).

Classificação e boletim e desempenho

A classificação e o boletim de desempenho serão disponibilizados a partir de segunda-feira (20) no site o simulado utilizando ogin e senha.

Recursos

Podem ser interpostos a partir das 10h de segunda-feira (20) às 14h de terça-feira (21).

publicidade

publicidade