SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Agora é hora das exatas

Penúltimo fascículo da série Correio Braziliense no Enem traz intensivo com 30 questões sobre ciências da natureza. Professores preveem que temas como ecologia e transformação de energia serão abordados no Enem, marcado para 8 e 9 de novembro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/10/2014 09:58 / atualizado em 21/10/2014 10:26

Juliana Espanhol

Antonio Cunha/CB/D.A Press
Nesta semana, o fascículo da série Correio Braziliense no Enem trará um intensivo para a prova de ciências da natureza e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A seleção de questões para o simulado foi feita a partir do que é mais abordado no exame. Há perguntas sobre saúde, ecologia e genética”, diz Regis Romero, professor de biologia do colégio Ari de Sá de Fortaleza, responsável pela videoaula desse fascículo. “A prova tem um forte componente ambiental. Os alunos podem esperar questões sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, os conteúdos se relacionam com o dia a dia e com atualidades. Nesse contexto, uma notícia como a do ebola pode ser usada em questões sobre virologia ou pandemias”, explica Romero.

Das disciplinas que compõem a prova de ciências da natureza — biologia, química e física —, a física é das mais temidas pelos candidatos. “Estou estudando bastante exatas, que é o que eu tenho mais dificuldade. Da prova de ciências da natureza, o mais complicado é física. Biologia é o mais fácil, mas tem muita coisa para decorar”, diz Ana Beatriz Anchieta Seixas, 17 anos. A estudante pretende utilizar a nota do Enem para cursar medicina na Universidade de Brasília (UnB). Nas últimas semanas, a aluna abriu mão das aulas regulares na escola para se dedicar inteiramente ao cursinho e ao preparo para o exame. A estudante de 3º ano Souad Abdalla Eltahir Elgak, 17, também tem dado atenção à disciplina. “Estou focando mais nas exatas, principalmente em física, além de treinar bastante para a redação”, conta. A sudanesa, cuja família mora no Brasil há 14 anos, pretende estudar relações internacionais na UnB.

A prova de ciências da natureza, no entanto, não é motivo de preocupação para todos. “Tenho facilidade com química e física. Acho que isso é uma vantagem porque às vezes as pessoas passam muito tempo se concentrando em uma matéria só, como física, enquanto eu só preciso entender uma vez como funciona a fórmula e aplico em outras questões, usando o mesmo modelo”, diz Beto Belchior Diniz Miranda, 17 anos. Ele quer estudar medicina ou engenharia mecatrônica na UnB ou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Dicas

“O foco da prova deve estar nos fenômenos ondulatórios e na energia, principalmente na energia elétrica, o que também integra algumas questões de química, com estudo das reações e de química orgânica”, diz Thiago França, professor de física do colégio Mackenzie. Ele recomenda a resolução de avaliações anteriores durante a preparação para o exame. “O modelo dos testes é recorrente, sobretudo a partir de 2009. Na hora da prova, é indicado começar pelas questões que o candidato considera mais fáceis. O aluno também deve chutar as questões de que não souber a resposta”, explica.

O professor de física Gilberto Pinto Filho, do colégio Ideal, dá mais dicas de assuntos que costumam ser cobrados. “A física que cai no Enem é ligada ao cotidiano. Destacam-se os fenômenos ondulatórios, como reflexão e difração. Outra habilidade cobrada é o conhecimento em eletrodinâmica e em fenômenos relacionados ao movimento, como as leis de Newton. Normalmente, as questões envolvem objetos e situações do dia a dia”, diz. A principal orientação para a hora da prova é manter a calma. “Leia bem os enunciados, porque às vezes a resposta está na própria questão”, recomenda. A prova de ciências da natureza e suas tecnologias será realizada em 8 de novembro, sábado. Os inscritos terão 4h30min para resolver 45 questões de física, química e matemática. No mesmo dia, há ainda prova de ciências humanas, que inclui história, geografia, sociologia e filosofia.

Simulado

Desde ontem, os candidatos que fizeram o simulado on-line do Correio podem conferir o boletim de desempenho no site www.simuladocb.com.br utilizando o login e a senha. Os concorrentes podem apresentar recursos até as 14h de amanhã (21). Para interpor o recurso, é necessário preencher o formulário disponível no site do próprio simulado. O gabarito final será divulgado no próximo sábado, bem como o ranking com a classificação dos candidatos.

Último fascículo

Na próxima terça-feira, o Correio publicará o último fascículo da série Correio Braziliense no Enem, um intensivo sobre ciências humanas e suas tecnologias. O gabarito do simulado de hoje será divulgado no caderno Cidades amanhã. No site do Eu, Estudante, os candidatos podem conferir as respostas comentadas e assistir a uma videoaula nesta terça-feira. Para comprar os fascículos anteriores, basta ligar para (61) 3342-1000.
Tags:

publicidade

publicidade