SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Suplemento oferece reforço para humanas

A 11 dias das provas, o Correio lança o último fascículo da série de preparação sobre ciências humanas. O cartão de confirmação de inscrição já está disponível no site do exame

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/10/2014 10:04 / atualizado em 28/10/2014 10:23

Juliana Espanhol

Bruno Peres/CB/D.A Press
Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos da avaliação ganham mais uma fonte de estudo para fazer as últimas revisões. O oitavo fascículo da série Correio Braziliense no Enem traz um intensivo sobre ciências humanas e as tecnologias, que abrange conteúdos de história, geografia, filosofia e sociologia. “O foco do fascículo está nas competências 4 e 6 da prova de humanas, o que inclui a compreensão de transformações tecnológicas e seus impactos na sociedade e a análise da relação entre o homem e a natureza”, diz Fernandes Epitácio, professor de geografia do colégio Ari de Sá, de Fortaleza.

O professor, que gravou a videoaula desse fascículo, cita ainda algumas datas-chave que podem ser tema de perguntas no exame, tanto na prova de humanas quanto na redação, como o centenário da Primeira Guerra Mundial, os 60 anos do falecimento do presidente Getúlio Vargas, os 50 anos desde a instauração da ditadura militar no Brasil e os 30 anos do movimento das Diretas Já. “Como as questões vêm de um banco de itens, é importante que o aluno fique atento a acontecimentos relevantes que ocorreram desde 2013 até junho último”, explica Epitácio.

Os alunos do Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte estudam as disciplinas de ciências humanas pensando em possíveis temas para a redação. “Acho que estudar história e geografia pode ajudar para a redação”, diz Victor Vinícius, 17 anos, do 3º ano. Ele pretende cursar engenharia civil na Universidade de Brasília (UnB). Gabriel Nobre, 17, concorda. “Fiz o Enem no ano passado como treineiro e acho que saber de história e sociologia é importante para a redação”, diz ele, que também concorre a uma vaga em engenharia civil na UnB.

Com facilidade nas matérias da prova de humanas, Victor Fernandes, 17 anos, aposta nas disciplinas mais básicas para obter uma boa nota no exame. “Estou estudando mais português e matemática”, diz. Ele pretende fazer arquitetura e urbanismo na UnB e participar de um intercâmbio por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Em dúvida entre os cursos de medicina e direito, Caroline Moura, 18, está dando atenção a todas as matérias, não tem como focar só numa área.

Os candidatos ao Enem já podem confirmar a inscrição pelo site enem.inep.gov.br. Para acessar e imprimir o cartão de confirmação da matrícula, o estudante deve fornecer o CPF e a senha. O acesso aos cartões, previsto para o início da manhã de ontem, somente foi liberado à tarde.

Fique atento

» Confirmação de inscrição
O comprovante que confirma matrícula no exame está disponível para consulta desde ontem pelo site enem.inep.gov.br. Para acessar e imprimir o cartão de confirmação de inscrição é preciso fornecer CPF e senha. A partir desta segunda, os cartões enviados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), via correios, também começam a chegar aos endereços informados no ato de inscrição pelos participantes. Em casos de cartões devolvidos pelos correios, o Inep entra em contato com os participantes por mensagem de celular e e-mail. Quem não receber o cartão, não conseguir imprimi-lo pela internet ou encontrar erro no documento deve entrar em contato com o atendimento ao participante, pelo telefone 0800 61 61 61.

» Última videoaula
O gabarito do fascículo intensivo sobre ciências humanas e suas tecnologias será publicado no caderno de Cidades hoje. No site do Eu, Estudante, os candidatos poderão conferir as respostas comentadas e assistir a uma videoaula hoje. Para comprar fascículos anteriores, basta ligar para (61) 3342-1000.

» Calendário
8 de novembro – sábado
Horário: das 13h às 17h30 (horário de Brasília)
Provas: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias
9 de novembro – domingo
Horário: das 13h às 18h30 (horário de Brasília)
Provas: linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, matemática e suas tecnologias

» Aula de revisão

No próximo sábado (1°/11), das 14h às 17h, a Faculdade Anhanguera oferecerá o Aulão do Enem nas quatro unidades de Brasília e na unidade de Valparaíso. No evento, professores farão uma revisão das principais matérias cobradas no exame. Os interessados devem se inscrever pelo site penofuturo.anhanguera.com/aluno/dicas-preparatorias-para-o-enem/inscrição. Os inscritos também poderão participar gratuitamente de plantão de dúvidas de matemática e português das 9 às 12h. Mais informações pelo telefone (61) 3615-9500.

» Preparatório grátis na internet

Para aqueles que querem aproveitar os últimos dias antes do Enem, o Sistema Ari de Sá transmite, pelo canal youtube.com/sistemaaridesa, aulas sobre as disciplinas cobradas no exame. As trasmissões acontecem todos os dias, das 21h às 22h. Em cada aula, dois professores respondem a quatro questões de uma das áreas de conhecimento. Os interessados podem participar por telefone, chat do Youtube ou Whatsapp. As aulas são gratuitas e acontecerão até 7 de novembro.

Os melhores do simulado

Ranking dos mais bem colocados no simulado on-line do Correio Braziliense em parceria com o IMP Concursos e o Tempo de Concursos. O simulado contou ao todo com 190 itens de múltipla escolha. Para a correção dos itens foi utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo método adotado no Enem. As provas on-line ocorreram em 18 e 19 de outubro e contaram com a participação de 2,9 mil pessoas.

1º – Camila Damasceno Torres 726.8
2º – Maria Clara Mesquita Leite 725.7
3º – Tiago Hiroshi Meneses Saiki 724.3
4º – Larissa Silva Valadares 723.2
5º – Davi Rabbouni de Carvalho Freitas 710.0
6º – João Eduardo de Assis Marques 703.6
7º – Renata Fleury Centurion Ibarra 698.6
8º – Rafael Medeiros Roriz 694.8
9º – Pedro Henrique Pires Egler 690.3
10º – Amanda Sagrilo Tondolo 689.8
Tags:

publicidade