SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Professores dão dicas aos candidatos do Enem

Especialistas ouvidos pelo Correio elencam técnicas para obter um bom desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio. Além da dedicação ao estudo, é importante acompanhar o noticiário

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 31/10/2014 10:46 / atualizado em 31/10/2014 10:56

Paloma Suertegaray , Roberta Pinheiro

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press - 18/9/14
Os alunos de Brasília que se preparam para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisam manter a tranquilidade e não perder o foco nos estudos na reta final. Conseguir uma vaga na universidade não é tarefa fácil, mas a prova é uma ótima chance de conquistar o sonho. Na última semana, não adianta apenas rever o conteúdo, mas, principalmente, simular a prova e fazer questões de anos anteriores. O Correio procurou professores de escolas da cidade e separou dicas, sugestões e apostas para cada uma das áreas cobradas nos dois dias do Enem.

Mais de 8,7 milhões de estudantes farão, nos en 8 e 9 novembro, as provas do exame. Cada uma das quatro áreas — ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagem e os respectivos códigos e tecnologias — contará com 45 perguntas de múltipla escolha, com cinco opções diferentes. No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e meia para resolver questões de história, geografia, filosofia, química, física e biologia. No domingo, são cinco horas e meia para responder às questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação e matemática. A redação em língua portuguesa é parte da prova de linguagens.

Estratégia

A estudante Camila Fernandes, 20 anos, faz direito na Universidade de Brasília (UnB), mas almeja uma vaga no curso de medicina. Com esse objetivo, fez um curso preparatório para o exame do próximo fim de semana. “Em Brasília, estamos acostumados a focar os estudos nas provas do vestibular e do Programa de Avaliação Seriada (PAS). O Enem, porém, é bem diferente. As matérias são cobradas de uma forma muito contextualizada com a atualidade e, por isso, as questões são mais interpretativas”, disse. Para ela, o melhor método para ficar afiado é resolver provas de outros anos.

A colega Tatiana Paranhos, 23, que também quer medicina, aprova a técnica da amiga e complementa: “Além disso, é importante ler as notícias e se atualizar sobre a situação política no Brasil”. Neste aspecto, o coordenador do Ensino Médio do Dínatos, Marcos Morris, acredita que a tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, que ocorreu em janeiro do ano passado, pode ser uma boa opção para os avaliadores. “É um assunto que nenhuma instituição de ensino cobrou até hoje e ele permite trabalhar questões de diferentes disciplinas e abordar reações químicas, fisiologia humana e sociologia, por exemplo”, avaliou.

Além das aulas, para se preparar, os candidatos recorrem a livros, apostilas e videoaulas. Essa é a rotina da aluna do 3ª ano Victoria Miranda, 17 anos, que, desde julho, se dedica principalmente a estudar para o Enem. “Também estou revisando fichamentos de livros clássicos que eu li no 1º e 2º ano e que costumam cair na prova”, contou. O objetivo de Victoria é usar a nota do exame para conquistar uma vaga no curso de antropologia na UnB.


Dicas da Dad

A editora de Opinião do Correio, Dad Squarisi, sugere aos inscritos ao Enem o que fazer não somente na hora da prova de redação, como também dias antes do exame. Calma e preparo são fundamentais para um ótimo desempenho.

» Atenção ao enunciado das questões e da Redação. Fugir do tema ou não chegar à ideia central anula a redação.

» Planeje o texto: delimite o assunto, trace o objetivo e busque ideias aptas a desenvolvê-las.

» Seja natural: nada de palavras difíceis ou estruturas complicadas. Lembre-se: você escreve para gente de carne e osso.

» Varie: brinque com frases curtas e menos curtas. Não repita palavras nem estruturas. Faça perguntas diretas.

» Releia o texto. Ele começa charmoso e termina atraente? Cada ideia aparece em um parágrafo? Você atingiu o objetivo? O texto obedece à gramática e ao dicionário? Parabéns, uma vaga na universidade é sua.

» O estudante pode começar ou não pela redação, depende do que lhe for mais fácil. Se deixar para o final, dê, no começo, uma espiadinha no tema, depois passe ao resto da prova. Enquanto faz as outras questões, a cabeça vai trabalhando quietinha. Os textos da prova, em geral, tratam do assunto da redação e enriquecem as ideias.

» Um dia antes do exame, descanse, se divirta e relaxe. Você precisa estar fisicamente descansado. Já estudou e leu muito, agora precisa estar preparado para demonstrar o que aprendeu.

» No dia do Enem, acorde cedo, tome um banho, ande descalço na grama e chegue cedo ao local da prova. Respire fundo, massageie as orelhas, pois elas têm pontos importantes que ligam o restante do corpo. Faça o exame com leveza. Você já fez a sua parte. Boa sorte.

Tags:

publicidade

publicidade