SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Candidatos do Enem devem relaxar sem perder o foco nos estudos

A profissional em gestão estratégica Jacqueline Rezende diz que dúvidas maiores devem ser tiradas nesses últimos dias

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/11/2014 12:26

Junia Oliveira


David Ferreira/OIMP/DA Press


Descansar, sim. Afinal, numa verdadeira maratona de resistência, corpo e mente devem estar tranquilos para encarar o desafio. Mas, em se tratando da avaliação mais importante do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), relaxar não significa, de forma alguma, perder o foco nos estudos. Nesta reta final, o que priorizar: livros e cadernos, tira-dúvidas ou desacelerar totalmente o ritmo? A avaliação bate à porta e, faltando seis dias para o fim de semana decisivo na vida de milhões de candidatos Brasil afora, especialista afirma: é preciso equilíbrio entre estudo e descanso.

A profissional em gestão estratégica Jacqueline Rezende diz que dúvidas maiores devem ser tiradas nesses últimos dias. É importante também focar naquilo que o candidato acredita ser crucial para fazer a prova. Nada de exageros nos estudos e muito menos nas atividades que visam atenuar o estresse. "Para descansar e relaxar é necessário fazer algo que traga satisfação, nada de sobrecarga. O ideal é dormir cedo, ter momentos de repouso, estar em ambientes que tragam harmonia e que preparem para o momento da prova".

A diretora-geral da SIAS Educação e Consultoria ressalta que ansiedade e nervosismo são características dessa geração de jovens, bem como a responsabilidade que as pessoas têm em se sair bem. "A receita é confiar e, se o preparo foi bem feito, pensar positivamente, buscar a segurança e doar o seu melhor. Algumas dicas são respirar profundamente e conversar consigo mesmo, mantendo um diálogo interno", diz Jacqueline

INSCRIÇÃO
Candidatos devem também ficar atentos aos detalhes da inscrição. O Ministério da Educação (MEC) começou a enviar na semana passada, pelos Correios, os cartões de confirmação de inscrição no Enem. O documento também está disponível na internet (http://enem.inep.gov.br). No cartão, constam o nome e o CPF do candidato; o número de inscrição do exame; data, hora e local de prova e opção de língua estrangeira.

Há ainda informação da necessidade de atendimento especializado ou específico e indicação de solicitação de certificação do ensino médio, quando forem esses os casos. Se houver cartões devolvidos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai entrar em contato com os candidatos por meio de mensagens de celular e e-mail informados no ato da inscrição. Quem não receber o cartão, não conseguir imprimi-lo pela internet ou constatar erro no documento, deve entrar em contato com o atendimento ao participante pelo telefone 0800 61 61 61.

PROVAS
As provas serão aplicadas às 13h (horário de Brasília). No sábado, elas terão duração de quatro horas e meia, com testes de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, o exame tem uma hora a mais de duração e vai cobrar conhecimentos em linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e a elaboração de uma redação. O Enem será aplicado em 1.699 municípios. Do total de inscritos, 85% têm entre 15 e 29 anos de idade.

CUIDADOS PARA SE FAZER UM BOM EXAME


- Diminuir as expectativas. Viver e valorizar o presente
- Evitar relacionamentos negativos ou pessoas críticas. Receber atenções negativas é pior do que não receber qualquer atenção
- Valorizar todas as conquistas
- Tirar proveito das experiências positivas em vez de ficar lembrando ou lamentando as negativas
- Visitar o local de prova com antecedência. É sempre bom estar precavido e se preparar para que as surpresas de última hora não atrapalhem a concentração

Fonte: Jacqueline Rezende/ Diretora-geral da Sias Educação e Consultoria

publicidade

publicidade