SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Confira as dicas para o primeiro dia de provas do Enem

Candidatos precisam estar atentos com a alimentação e com os itens necessários para realizar a prova

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/11/2014 08:00

Kelsiane Nunes /Especial para o Correio

Ocorre neste sábado (8) o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os mais de 8,7 milhões enfrentam ao todo 90 itens sobre ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias divididos em dois cadernos de provas. Os participantes terão 4h30 para responder todas as questões e a folha de resposta. Para não ter problemas, é importante ter atenção à documentação exigida e não se esquecer de se alimentar bem.

Para realizar a prova o candidato deve portar documento original de identificação com foto, como carteira de identidade, trabalho ou previdência social, assim como identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes, passaporte e outros. O candidato não pode esquecer de levar a caneta esferográfica de tinta preta feita em material transparente. Esse será o único material permitido para utilizar durante o exame.

Durante a prova será proibido a utilização de qualquer aparelhos eletrônico. Os participantes que levarem esses objetos para a prova terão que guardá-los em sacola fornecida pelo fiscal de prova. Para evitar fraudes utilizando eletronicos, serão utilizados 17 mil detectores de metais em todos os locais de aplicação da prova. "Os fiscais, chefes de sala e outros colaboradores estão orientados, e podem solicitar a ajuda dos equipamentos", afirmou em coletiva ontem o ministro da educação, Henrique Paim.

Alimentação

Para ter bom rendimento, o candidato também precisa se preocupar com os alimentos que ingere no dia da prova. A professora da faculdade de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB) Raquel Botelho recomenda uma alimentação leve antes da prova. "Normalmente as comidas gordurosas dão muita saciedade e a impressão de inchaço. Além disso, esses tipos de alimento deixam a pessoa mais sonolenta e tira o estado de atenção mais atenção necessário para a prova", explica.

"Recomendo o almoço tradicional do brasileiro arroz, feijão, salada e um tipo de carne", aconselha. A nutricionista alerta que fazer a prova em jejum também atrapalha o desempenho. "É importante chamar atenção para aqueles que não querem almoçar. Isso pode levar a queda da nível de glicose no organismo e ter como consequência a perda de foco", alerta. Durante a prova, a nutricionista sugere praticidade. "São muitas horas de prova e é aconselhavel comer de três em três horas. Por isso, levar água e algumas coisas mais práticas, como castanha, barra de cereal, frutas mas como a banana ou frutas secas ajudam a manter o nível de glicose alto, o que é importante para manter a atenção", sugere.
Tags:

publicidade

publicidade