SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Especialistas dão dicas de como fazer uma boa redação no Enem

O Correio inicia hoje uma série para resumir o que deve cair nos dois dias de exame

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Um dos momentos mais aguardados por estudantes de todo o país está cada vez mais próximo. No próximo fim de semana, serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para ajudar os candidatos a enfrentar a maratona de dois dias de avaliação — que terá quase 10 horas de duração —, o Correio começa, hoje, uma série de reportagens que mostrará os temas que devem cair em cada uma das provas. A primeira traz dicas de especialistas sobre os conteúdos de filosofia, geografia, história e sociologia, que compõem a parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Segundo o professor de geografia do Sigma Marcos Brandão, nos dias que antecedem o exame, é essencial que o aluno revise o que estudou e prepare-se mentalmente. “É uma prova muito ampla. Na reta final, ele deve fazer o simulado para relembrar e fixar o conteúdo”, explica.

Para otimizar o tempo, um dos maiores inimigos da prova, o professor de filosofia e de sociologia do Galois Eduardo Guerra dá dicas. “Não é bom perder tempo em questões complicadas, isso pode gerar cansaço e atrapalhar o desempenho. Não menospreze nenhuma questão, mas deixe as difíceis para o fim”, justifica. Em relação ao conteúdo de sociologia, ele destaca a importância de estudar os sociólogos tradicionais: Augusto Comte, Karl Marx, Émile Durkheim e Zygmunt Bauman.

A avaliação é dividida em quatro áreas. No sábado, serão aplicadas 45 questões das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com quatro horas e meia de duração. No domingo, é a vez do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias, além da redação, com cinco horas e meia de duração no total.

publicidade

publicidade