SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Físico alemão fala sobre a 'partícula de Deus' em seminário

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/11/2012 18:37 / atualizado em 21/11/2012 18:48

O físico alemão Thomas Müller, do Karlsruhe Institute of Technology (KIT), estará presente nesta quinta-feira (22/11), às 9h30, no 1º Diálogo Brasil-Alemanha em Ciência, Pesquisa e Inovação. O evento, organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação em São Paulo (DWIH-SP), teve início nesta quarta-feira (21) e ocorre no Club Transatlântico, em São Paulo.

Müller falará sobre a importância para ciência e para humanidade das pesquisas no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN) sobre o bóson de Higgs — conhecido popularmente como a “partícula de Deus”, trata-se de uma pesquisa que busca explicar a origem do Universo.

Na palestra, o físico vai explicar como está o andamento da pesquisa, quais as conclusões do estudo até o momento e o que pode mudar na concepção da origem do universo, na compreensão do universo e no desenvolvimento da ciência, por exemplo.

O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Além dos escritórios de São Paulo, há centros similares em Moscou, Nova Délhi, Nova York e Tóquio. Nesses países, o DWIH busca intensificar o intercâmbio científico, além de servir como plataforma para o surgimento de novas cooperações de pesquisa e projetos de inovação entre pesquisadores. Outro objetivo do DWIH São Paulo é conectar instituições científicas e agentes da inovação alemães e brasileiros.


Confira a programação completa

Quarta-feira, 21 de novembro
13h — Credenciamento e recepção
13h30 — Abertura e apresentação do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP)
14h — Palestra de abertura: As transformações do Ensino Superior no Brasil no século XXI: Abilio Afonso Baeta Neves, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, representando a CAPES, da qual foi Presidente de 1995 a 2002
14h30 — Apresentação dos membros do DWIH-SP
• Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD)
• Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG)
• Fundação Alexander von Humboldt
• Fraunhofer-Gesellschaft
• Freie Universität Berlin
• Universidade Técnica de Munique (TUM),
• Aliança Universitária da Região Metropolitana do Ruhr (UAMR)
• Universities of Applied Sciences (UAS7)
• Frankfurt School of Finance & Management
• Westfälische Wilhelms-Universität Münster (WWU)

Quinta-feira, 22 de novembro
9h — Welcome coffee: membros do DWIH-SP disponíveis para contatos
9h20 — Diretora de Assuntos Internacionais da CAPES, Denise Neddermeyer
9h30 — Conferência – Thomas Müller (KIT – Karlsruhe Institute of Technology): O longo caminho para descoberta do bóson de Higgs
10h30 — Painel 1: Desafio Energético
- Helge Jörgens (Freie Universität Berlin): “Energiewende”: a política alemã de mudança de energia,um modelo para os outros?
- Gilberto Câmara (INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos/SP): Bioenergia: os desafios de políticas de uso da terra no Brasil
Moderador: Marcelo Leite, editor de opinião da Folha de S. Paulo.
11h30 — Discussão
13h30 — Painel 2: Educação e Sociedade
-Rainer Leisten (Universität Duisburg-Essen): Diversity Management na Alemanha – abordagens eperspectivas.
-Cibele Yahn de Andrade (Unicamp, Campinas/SP): Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade edesigualdade social. A evolução dos últimos 15 anos.
-Elisabeth Holuscha (FH Köln, Colônia): Sistema educacional mais justo por meio de uma ofertaeducacional diversificada – oportunidades e desafios das escolas superiores „Fachhochschulen“alemãs.
Moderador: Gerhard Jacob, ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
15:15 Painel 3: Transferência de Conhecimento e Tecnologia
-Alexander Rieck (Fraunhofer-Gesellschaft, Munique): A iniciativa “Morgenstadt” da Fraunhofer-Gesellschaft.
-Barbara Göbel (Instituto Ibero-americano, Berlim): Movimentando conhecimento: desafios e perspectivas em cooperações Brasil-Alemanha nas Ciências Sociais e Humanas.
-Fernando Landgraf (IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, São Paulo): Parceria entre institutos depesquisa tecnológica e empresas a exemplo do IPT
Moderadora: Cilene Victor, diretora de redação da revista “Com Ciência Ambiental”
Tags:

publicidade

publicidade