SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Informática

Escolha o seu próximo smartphone

Diante de tantas opções, é até "fácil" ficar indeciso sobre qual aparelho comprar. Por isso, o Informática preparou um teste, com base em quatro perfis de usuário, para que você encontre o mais adequado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/12/2012 08:00 / atualizado em 18/12/2012 10:48

A chegada do iPhone 5 às lojas põe, enfim, os principais smartphones de 2013 à disposição do consumidor brasileiro já neste fim de ano. Há uma variedade grande de marcas e especificações — e o brasiliense, claro, está com dinheiro no bolso. E com as lojas dos shoppings lotadas, a quantidade de ofertas pode facilmente confundir quem está procurando um aparelho novo. Levantamento realizado pela Qualcomm, fabricante dos processadores móveis Snapdragon, classifica os usuários de smartphone de acordo com suas necessidades. São quatro perfis. Os “sem-frescuras”, que não se importam muito com recursos do celular além de sua função primordial, que é obviamente fazer ligações. Os inteligentes e sociais gostam de acessar Facebook, Twitter, Instagram e outras redes o tempo todo. Os game-maníacos, que estão geralmente interessados processadores rápidos e chips gráficos potentes. Os multitarefas, que, por sua vez, usam o celular para cuidar de várias coisas ao longo do dia.

Segundo a Qualcomm, os perfis devem ser identificados com base em como você usa seu atual telefone — e quais as funcionalidades deseja em um eventual próximo aparelho. Para auxiliar nossos leitores, o Informática preparou um questionário, levando em conta o uso, sua preferência por outros dispositivos eletrônicos, e, principalmente, quanto você está disposto a gastar. A pesquisa da Qualcomm mostrou que os consumidores estão cada vez mais ligados à tecnologia móvel — e escolhem as melhores opções de smartphones de acordo com o estilo de vida. “Os usuários de telefones inteligentes e tablets levam em consideração, cada vez mais, a marca e as características do processador no momento da escolha e de compra”, explica Roberto Medeiros, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Qualcomm.

A fabricante também garante que o tamanho do celular é, para o comprador, tão importante quanto a lista de aplicativos. Por isso, antes de bater o martelo na hora de escolher seu novo (ou primeiro) aparelho, vale a pena ir à loja para manuseá-lo, colocá-lo no bolso, verificar se a tela tem boa resposta de touchscreen e se ele é confortável de segurar e digitar.

Para aumentar a lista de opções, chegou ao Brasil na sexta-feira, com eventos de lançamento à meia-noite, o iPhone 5 — quatro meses após a apresentação oficial pela Apple. A principal diferença entre a nova versão e seus antecessores está na tela. São 4 polegadas contra o tradicional padrão de 3.5’’ usado em todos os modelos do iPhone até então. Além de ser 8,6mm maior, o aparelho é mais fino e leve — 7,6mm e 112g contra 9,4mm e 140g do iPhone 4S. O ponto negativo está na falta de suporte ao 4G brasileiro, por enquanto. A versão lançada no Brasil não é compatível com as faixas de rede de 2,5GHZ, estabelecidas pela Anatel para o 4G no país. O dispositivo também usa um padrão de chip diferente, chamado nano-SIM —, mas esse já é vendido pelas operadoras brasileiras.

Na Oi, na Claro e na TIM, o aparelho é vendido por R$ 2,4 mil (16GB), R$ 2,7 mil (32GB) e R$ 3 mil (64GB), nas opções de cor branca ou preta, desconsiderando possíveis descontos atrelados a planos de dados. Na Vivo, as versões saem por R$ 2.499, R$ 2.799 e R$ 3.099, respectivamente, em planos pré-pagos. Nos pós-pagos, o celular custa a partir de R$ 1.449. Já a Claro vende o celular a partir de R$ 1.249, em plano pós-pago e pratica os mesmos preços da TIM para pré-pagos.

Achou muito caro? Prefere um outro visual, com cores mais vibrantes? Ou quer apenas fazer ligações? Faça o teste abaixo que o Informática preparou e saiba qual o seu aparelho preferido.


Questionário

1 — Quais são as funções que você mais preza em um telefone?
A: Fazer ligações, enviar SMS. No máximo, checar e-mails
B: Acessar redes sociais e tirar muitas fotos
C: Me divertir com jogos e vídeos
D: Todas as alternativas anteriores

2 — Além do celular, qual dispositivo eletrônico você mais gosta?
A: Televisão
B: Câmera
C: Videogame
D: Computador

3 — Para você, o recurso mais importante do celular é:
A: Não tenho preferência
B: O acesso à internet
C: O processador e a tela
D: A duração da bateria

4 — Qual tipo de celular mais lhe agrada?

A: O típico “tijolão”
B: Um que tenha opções de cores diferentes e adereços chamativos
C: O que importa é o que está dentro do aparelho
D: Um que seja bonito, mas que não chame tanto a atenção

5 — Quanto você está disposto a pagar em um aparelho novo, desconsiderando descontos de plano das operadoras?

A: Menos de R$ 1 mil
B: Entre R$ 1 mil e R$ 1,4 mil
C: Entre R$ 1,5 e R$ 1,9 mil
D: R$ 2 mil ou mais

 

Tags:

publicidade

publicidade