SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

DFTrans amplia horário de atendimento a estudantes

O aumento do fluxo nos postos de recarga do passe livre estuudantil no início do ano forçou o órgão a montar uma operação especial

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/02/2013 11:22

Para o início do período escolar, o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTrans) montou um esquema para conseguir atender o aumento do fluxo de estudante. Desde quarta-feira (20) os postos  do Conic e de Sobradinho começam a funcionar mais cedo, a partir das 7h. Além disso, os 10 postos da autarquia só encerrarão o expediente após o atendimento de todos os alunos.

Desde 9 de fevereiro, as unidades abrem aos sábados, das 8h às 13h, e de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Novas medidas para evitar eventuais complicações no cadastro ou recarga dos cartões foram adotadas. O SBA de Taguatinga, por exemplo, também passou a abrir às 7h. Já na unidade instalada no Na Hora de Ceilândia, os serviços também funcionam em novo horário, de segunda a sábado, a partir das 7h30.

Atualização

O funcionamento dos postos começou em 2 de janeiro para atualização de cadastros. Desde então, foram feitos 81.841 atendimentos aos beneficiários do Passe Livre Estudantil (PLE), o equivalente a 2,4 mil procedimentos por dia.

De acordo com o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, todas essas medidas foram adotadas antes do início das aulas para acolher os alunos com eficiência. "Em janeiro, nossa unidade móvel esteve no campus da Universidade de Brasília e realizou mais de 4 mil atendimentos de recarga do cartão, o que desafogou os postos. Além disso, realizamos atendimentos durante o carnaval e passamos a abrir aos sábados", explicou.

Atendimento
Nos postos do SBA, os cidadãos podem, além de outros serviços, adquirir o cartão para o uso no sistema já integrado. Os alunos podem se inscrever para obter o Passe Livre Estudantil, inserir créditos nos cartões e fazer alterações no cadastro.

Confira os endereçoes dos postos do SBA - Atendimento e recarga:

Ceilândia - Posto Na Hora, Shopping Popular, QNM 11, Área Especial.
Gama - Terminal Rodoviário, Área Especial, Setor Central.
Planaltina - Vale do Amanhecer, Quadra 84, Lote 16, Terminal 64, Vila Pacheco.
Samambaia - QN 318, Conjunto 2, próximo às Lojas Americanas.
Setor Comercial Sul - Ed. Palácio do Comércio, Quadra 2.
Setor de Diversões Sul - Conic, Ed. Boulevard, subsolo.
Sobradinho - Ed. Varanda Shopping, próximo à Feira Modelo.
Taguatinga - C10, Centro, próximo ao Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (Cemeit).

Somente atendimento:

Rodoviárias do Plano Piloto e de Planaltina

Para adquirir créditos estudantis:
- O aluno deve preencher o Termo de Compromisso Legal para Aquisição de Créditos Estudantis 2013 (disponível nos postos do DFTrans/SBA);
- Apresentar CPF (original e cópia) do estudante. No caso de menores de idade, cópia da identidade e CPF da mãe ou do responsável legal;
- Levar carteira de identidade ou certidão de nascimento (original e cópia) e declaração escolar (vigente, com validade de 30 dias);
- Entregar a cópia do comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone fixo emitida nos últimos três meses ou contrato de locação de imóvel) em nome do aluno, dos pais ou de algum responsável.
- Caso o aluno não possua comprovante de residência, ele deverá retirar declaração de residência em qualquer posto de atendimento do SBA/DFTrans (exceto Rodoviária e 114 Sul).

Tags:

publicidade

publicidade