SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Olimpíadas Escolares Mundiais

O quati é a bola da vez

Animal conquista 48% dos votos e é escolhido como mascote da Gymnasiade 2013. O evento, com oito modalidades, ocorrerá em Brasília, de 27 de novembro a 4 de dezembro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/02/2013 12:06


Pequenas ginastas da cidade posam ao lado do banner da nova mascote da Gymnasiade 2013 (Viola Júnior/Esp/CB/D.A Press) 
Pequenas ginastas da cidade posam ao lado do banner da nova mascote da Gymnasiade 2013

Simpático e sociável, o quati foi escolhido ontem para ser a mascote das Olimpíadas Escolares Mundiais — Gymnasiade 2013, o maior evento esportivo internacional de estudantes —, ocorrerá em Brasília, de 27 de novembro a 4 de dezembro. Vestido com camiseta, short e tênis de atleta, o bichinho de nariz comprido e calda volumosa ganhou a preferência de 48,14% (3,7 mil votos) dos estudantes da rede pública de ensino e dos centros olímpicos (CO’s) do Distrito Federal. Ele desbancou as outras duas opções apresentadas pelo Comitê Gestor do GDF para o evento: a ema (18,4%) e o tamanduá-mirim (33,46%).


Agora, o próximo passo é dar um nome ao animal. A decisão também será aberta à comunidade e três sugestões vão ser previamente apresentadas e lançadas à escolha do público, em março. Para esta segunda etapa, devem ser espalhados pontos de votação por todo o DF. Os locais ainda não estão totalmente definidos, mas haverá urnas em escolas, CO’s e locais públicos.


Ao todo, foram 7.750 votos em pleito, de 10 de dezembro de 2012 a 14 de janeiro. Os três animais foram selecionados por comporem a fauna do Cerrado e, assim, transmitirem a mensagem de necessidade de preservação do meio ambiente, tema em evidência na América do Sul. A edição deste ano é, inclusive, a primeira a ser promovida no continente americano.


A porta-voz da mascote foi a estudante e ginasta acrobática Thainá Medeiros, de 11 anos. A jovem se destacou pela intimidade com as principais características do quati. No lançamento da logomarca da Gymnasiade 2013, em 10 de dezembro, no Centro Interescolar de Línguas, na 908 Sul, a garota foi a que melhor e mais rapidamente memorizou a descrição do mamífero. “Eu estudei e decorei bastante tudo o que falava sobre o quati”, conta Thainá.


A agilidade de pensamento da menina também representa o bichinho. “Ele anda em grupos de quatro a 20 indivíduos, é sociável e se desloca com rapidez e habilidade”, enumera Thainá. Ela acredita que os valores inspirados pelo quati se refletem na sociedade. “Não sei se está certo ou não, mas acho que ele mostra que as pessoas são assim também, gostam de conviver umas com as outras. Além disso, acredito que todo mundo tem seu lado bom”, diz.


Segundo o secretário de Esporte do Distrito Federal, Júlio Ribeiro, a parceria de que fala a pequena ginasta é fundamental para que Brasília faça bonito como sede do evento. Durante a divulgação da mascote, o gestor agradeceu o envolvimento da Secretaria de Educação nas votações e reforçou a importância das Olimpíadas Escolares Mundiais para o aprendizado das crianças. “A escola tem sido de fundamental importância para o ensino do esporte e a formação de cidadãos”, lembra Ribeiro.

Tags:

publicidade

publicidade