SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Parabéns, Mônica e Sansão!

Saiba mais sobre a história da famosa dentuça, do coelho e de fãs brasilienses batizadas com o nome da personagem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/03/2013 13:00 / atualizado em 18/06/2013 12:11

Gustavo Aguiar

Com certeza você conhece alguma menina que é assim, meio gorduchinha, baixinha e um pouco dentuça. Mas quantas delas se chamam Mônica? Aquela dos gibis, que tem cabelos de banana, e o seu bichinho de pelúcia preferido estão fazendo aniversário!

O Super! aproveitou a data para conversar comMauricio de Sousa, amente criativa por trás de todas as aventuras daTurma daMônica, e conhecer algumas fãs para lá de especiais da personagem. Além de terem o mesmo nome da dentucinha do bairro do Limoeiro, elas dividem outras características em comum coma todo-poderosa Dona da Rua. Confira!

Gustavo Moreno/CB/D.A Press
Elas são iguais
Em São Sebastião, mora uma Mônica tão parecida com a personagem de Mauricio de Sousa que até o dia do aniversário é o mesmo: 3 de março. No último domingo, enquanto a Mônica dos quadrinhos completava 50 anos de muitas coelhadas, Mônica Barbosa (foto) soprava as velhinhas do seu bolo de aniversário de 8 anos. Adivinha qual foi o pedido que ela fez?

—Pedi para eu não ficar adulta nunca! Adultos às vezes são chatos, eles nem brincam das coisas que gente pequena gosta de brincar. Quero ficar sendo criança para sempre, que nem a Mônica da revistinha.







Bruno Peres/CB/D.A Press
Rabugenta, eu?
—Sou brava sim, mas só um pouquinho, confessa Mônica Coutinho, de 11 anos (foto), outra fã da turminha dos gibis, que mora naAsa Sul.

Ela já leu de tudo da Mônica, e diz que, hoje, mais crescidinha, se diverte com as aventuras da Turma da Mônica Jovem. Na casa dela, todo mundo sabe que com Mônica ninguém mexe.A avó Cecília confirma:

—Ela é igual em tudo à Mônica do gibi. É baixinha, dentucinha e…

— Só não sou gordinha! Mas confesso que às vezes sou muito brava. Ah! E sou dentucinha, sim, as isso não me incomoda, sorri Mônica, deixando aparecer o aparelho nos dentes.


Era uma vez a Turma
Mauricio de Sousa é a cabeça cheia de ideias por trás dos personagens da Turma da Mônica. Ele sempre adorou desenhar, e, quando ainda nem era famoso, dividia o tempo entre o trabalho como repórter e os desenhos.

Foi assim que a história começou:o cãozinho azul Bidu e o cientista Franjinha foram os primeiros a chegar, em 1959. Em seguida, vieram Cebolinha e Cascão e que foram inspirados emcrianças de verdade.

Só depois, em3 de março de 1963, é que apareceu a Mônica. Estavam sobrando meninos e faltando meninas nessa história, e ela chegou para equilibrar a parada. Logo na primeira aparição, já saiu distribuindo um monte de coelhadas. Olha só a primeira tirinha, que legal!

Mauricio de Sousa Produções/ Divulgação


Cinquenta coelhadas
Desde a primeira tirinha até hoje, Mônica diverte a garotada há 50 anos, e ainda tem fôlego para viver muitas emoções—nas páginas das revistinhas e fora delas. Não é para qualquer um essa coisa
de viver há um tempão e continuar sendo criança! Apesar de existir há anto tempo, a Mônica da revistinha continua com mais ou menos 6 anos (exceto nos gibis da Turma da Mônica Jovem, em que a personagem aparece com cerca de 15 anos).

Você consegue imaginar com quantas coelhadas se faz uma Mônica de verdade? Cebolinha certamente tem um palpite para essa charada... se ele pudesse, responderia que, para uma
Mônica de verdade, seriam necessárias pelo menos 50 coelhadas, afinal, além dela, o orelhudo de pelúcia Sansão também está fazendo aniversário!

Entrevista: Mauricio de Sousa

A personalidade da Mônica de 1963 era muito diferente da Mônica de hoje em dia?
Ah, sim! Ela se tornou uma criança mais esperta e menos rabugenta. E isso foi graças aos fãs de Brasília. Nos anos 1970, recebemos no estúdio um abaixo-assinado das escolas da capital pedindo
para que ela fosse menos carrancuda, e que ela batesse menos no Cebolinha. O pedido foi atendido imediatamente!

Existem muitas Mônicas espalhadas pelo Brasil?
Sem dúvida. Sempre que viajo, eu encontro uma porção delas.Todas têm uma personalidade muito
forte, são decididas e sabem exatamente o que querem, igual à Mônica dos quadrinhos.Muitas crianças cresceram sabendo que é legal ser assim, e hoje se tornaram mulheres felizes e bem-sucedidas.

Como a Mônica conseguiu ser criança por 50 anos?
Criança é criança em qualquer época. As brincadeiras podem até mudar um pouco, a maneira de falar também.Mas ser criança é a melhor coisa do mundo! A Mônica sabe disso, por isso ela aproveita há tanto tempo a infância dela, sendo criança para sempre (mas ela cresceu também, naTurma da
Mônica Jovem)!

Ficamos sabendo que a Mônica vai ficar mais próxima dos fãs em Brasília. É verdade?
Esse é umsonho que tenho há muito tempo. Temos um projeto para construir uma Embaixada da Turma daMônica em Brasília no Setor de Embaixadas. Vai ser um lugar onde os fãs vão poder visitar e conhecer todas as novidades da turminha.Mas, por enquanto, só existe no papel.

Mauricio de Sousa Produções/ Divulgação
A Mônica da vida real
A ideia de criar a personagem veio quando Mauricio viu a filha Mônica Sousa (foto), na época com 2 anos, andando para lá e para cá com um coelhão amarelo de pelúcia. Gorducha, dentuça, baixinha e pavio curto: as características mais marcantes da Mônica da vida real estavam ali desde a primeira tirinha.

Com o tempo, outras qualidades foram aparecendo: a Mônica também é amorosa, carinhosa, romântica e adora fazer amigos! Igual à Mônica (foto) de verdade, que cresceu e hoje trabalha nos estúdios do próprio pai.
Tags:

publicidade

publicidade