SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Jovens de 15 a 17 anos são maioria entre brasileiros que usam a internet

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/05/2013 10:36

Em 2011, o acesso à internet no Brasil era maior entre jovens de 15 a 17 anos, faixa etária em que 74,1% da população eram internautas. Em seguida, vêm os jovens de 18 e 19 anos (71,8%). Entretanto, entre 2005 e 2011, o aumento mais expressivo no acesso à internet foi verificado entre a população com 50 anos ou mais, segundo dados divulgados hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2005, apenas 7,7% desse grupo etário usavam a internet. Em 2008, o percentual subiu para 11,2%, e em 2011, para 18,4%.

“Essa população hoje precisa acessar a internet para declarar Imposto de Renda, acessar o banco de casa”, exemplificou o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo. “O crescimento entre os jovens foi menor, pois já estavam inseridos”, acrescentou. Na pesquisa de 2008, em média, o uso de internet nas faixas entre 10 e 24 anos variava de 50,9 % a 62,7%.

Moradora de Belo Horizonte, a professora aposentada Marilze Alves Rêgo, 69 anos, começou a navegar na internet há dez anos, por curiosidade. Ela contou que, no início, enfrentou dificuldade para navegar na rede, por insegurança, mas hoje já tem tablet, laptop e celular com acesso à internet. “Já estou modernizada”, comemorou. “Tudo é na internet, a gente não pode ficar parado no mundo de hoje, senão não evolui. Hoje em dia quem não usa internet é quase como um analfabeto.”

A pesquisa mostra também que se a população de jovens for analisada por escolaridade e/ou faixas de renda, há grupos em que o acesso já está praticamente universalizado. “Para pessoas com 15 anos ou mais de estudo, ou seja, que pelo menos terminou o ensino médio, o acesso à internet já chega a 90,2%”, informou o coordenador da pesquisa.

 

Acesso à internet por faixa etária (2011)

 

10 a 14 anos 63,6%
15 a 17 anos 74,1%
18 a 19 anos 71,8%
20 a 24 anos 66,4%
25 a 29 anos 60,3%
30 a 34 anos 53,9%
35 a 39 anos 48,4%
40 a 44 anos 41,3%
45 a 49 anos 36,8%
50 ou mais 18,4%

Fonte: IBGE

Tags:

publicidade

publicidade