PROFISSãO »

Feira estudantil ajuda a definir carreira

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/09/2013 16:00 / atualizado em 17/09/2013 16:47

Clara Campoli

Caco Barcellos é o palestrante convidado desta sexta-feira (TV Globo/CB/Divulgação/D.A Press) 
Caco Barcellos é o palestrante convidado desta sexta-feira
 
Dad Squarisi, do Correio: como escrever um texto nota 10 (Aureliza Corrêa/Esp. CB/D.A Press) 
Dad Squarisi, do Correio: como escrever um texto nota 10
 

Em uma idade em que grandes decisões de vida têm que ser tomadas, muitos jovens prestes a saírem do ensino médio ficam perdidos. Além do tradicional vestibular, vale a pena tentar um curso profissionalizante ou um concurso público antes de partir para a graduação? A possibilidade de fazer um intercâmbio também é atraente. Tantas opções e pouca informação levaram a produtora Ana Cristina Alvarenga a trazer, pelo segundo ano consecutivo, a Feira Capital Estudante, no Shopping Pátio Brasil, de quinta-feira a sábado (veja quadro).

Para 2013, a organização trouxe novidades. “O formato do evento cresceu. Vamos usar toda a varanda do Pátio e criamos dois espaços diferenciados. Além disso, teremos quatro auditórios, dois a mais do que no ano passado”, compara Ana Cristina. Haverá uma área dedicada exclusivamente às embaixadas do Canadá, da Espanha, da França, da Noruega, da Dinamarca e da Suécia, para que esses países possam atrair interessados em intercâmbio.

Outra diferença é que haverá o Espaço do Estudante, onde os jovens poderão se informar sobre carreiras na área de criação de jogos eletrônicos, além de atividades e exposições de 10 escolas de ensino médio. O evento contará com empresas de estágio e com o Sebrae, que vai expor o tema empreendedorismo. Uma das palestras será da editora de Opinião do Correio Braziliense, Dad Squarisi, às 17h, de quinta-feira. O tema é “Como escrever um texto nota 10”.

A expectativa é de que 30 mil estudantes compareçam aos três dias de evento, espalhados em 70 estandes. Embora o público-alvo tenha de 17 e 18 anos, a feira pode também ser interessante para quem acabou de terminar um curso superior. “As palestras e os estandes valem para quem se formou e está procurando uma pós-graduação, por exemplo”, sugere Ana Cristina.



Ao fim de cada dia, um palestrante nacional falará na área central do shopping, que terá capacidade para 500 pessoas sentadas. No primeiro dia, quem tem a palavra é o rapper Gabriel O Pensador, também compositor, escritor e empresário. Na sexta-feira, o jornalista Caco Barcellos é o esperado. Encerrando o evento, no sábado, a atriz Maria Paula vai conversar com os jovens. “Temos o cuidado de escolher nossos convidados nacionais que tenham alguma participação na educação. O Gabriel tem um apelo grande com os jovens, o Caco, além de jornalista, é escritor. Maria Paula tem uma visão mais artística. A gente tem o cuidado de ter esses palestrantes que se comunicam diretamente com os nossos visitantes”, argumenta Ana Cristina.

Maria Paula nasceu em Brasília e se mudou para o Rio de Janeiro quando era jovem. Animada em voltar à capital do país, ela torce para ver, entre os estandes, alguns rostos conhecidos. “Espero que na plateia tenham tanto ex-professores de escola quanto ex-colegas”, estima ela, que pretende discutir os novos rumos da educação. “Vai ser uma reflexão em conjunto. Vamos levantar pontos a serem discutidos em educação, como tecnologia, conteúdos e ética na escola. A família moderna não tem mais a mãe dentro de casa, ela está trabalhando. Assim, a escola acaba acumulando uma função de formação de caráter da criança, e isso tem que ser discutido”, defende.

A atriz ainda quer analisar a revolução tecnológica pela qual a educação passa, e como isso vai afetar os métodos de ensino. “Os nascidos no mundo virtual têm um olhar muito diferente do nosso. A gente tinha uma coisa de entender o conhecimento como algo que se adquire, aprende. Hoje, temos acesso à informação o tempo todo. Não faz sentido em continuar os modelos e paradigmas tradicionais que existiam”, argumenta.

2ª Feira Capital Estudante

Data: de 19 a 21 de setembro, das 9h às 20h
Local: Pátio Brasil Shopping (SCS)
Atrações: atividades, seminários e estandes para guiar recém-saídos do ensino médio e superior nas escolhas acadêmicas e profissionais.
Palestras: Gabriel o Pensador
(quinta-feira), Caco Barcellos
(sexta-feira) e Maria Paula (sábado).
Entrada franca
Classificação indicativa livre
Programação completa no site www.capitalestudante.com.br

Tags: