SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Semana de Ciência e Tecnologia começou nesta segunda-feira

Estandes, palestras, oficinas e exposições de escolas, universidades e outras instituições giram em torno de saúde e esporte

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/10/2013 18:29 / atualizado em 22/10/2013 16:47

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começou nesta segunda-feira (21/10) com estandes, exposições e jogos interativos no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Alunos de escolas públicas estiveram presentes para mostrar trabalhos inovadores como um propulsor a jato feito de material reciclado. A obra é de Lucas Fernandes, 17 anos, e Marcos Henrique Maciel, 16, alunos da 2ª série do ensino médio do Centro Educacional 416 de Santa Maria. A criação simula as turbinas de um avião, mas a matéria-prima é diferente: canos, latas de achocolatado e maçarico viram a base do protótipo. “Eu e o Marcos gostamos muito de aviação. Aprendemos como fazer tudo pela internet, porque não havia quem explicasse como fazer o modelo”, descreve Lucas que pretende ser engenheiro do serviço militar.

As atividades do evento têm como tema saúde e esporte e continuam até domingo (27/10).O coordenador geral da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Pedro Veiga, espera que uma média de 15 mil pessoas visite o evento diariamente até domingo. Ele explica o objetivo geral do evento: “Mostramos que o conhecimento científico faz parte do cotidiano de cada um”.

Francisleide Alves, 26, estudante de técnica em estética do Senac passou por muitos estandes. “Um dos projetos do evento que chamou minha atenção é sobre a presença de bactérias na academia. Eu não sabia disto, mas é importante saber sobre como higienizar seu material de ginástica”, conta.
Maria Elizete Kunkel, professora de engenharia biométrica da Universidade Federal do ABC, veio a Brasília mostrar inventos robóticos que facilitam a vida de deficientes físicos, como uma mão mecânica de plástico, produzida por impressora 3D, e a maquete de uma casa adaptada para deficientes visuais. Para Maria Elizete, feiras, como esta, são boas para a troca de conhecimentos. “Acho a feira interessante porque, diferentemente da internet, é um local onde as pessoas podem buscar novidade e conversar com o pesquisador pessoalmente”, acredita.
Serviço
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia com programações em todos os estados brasileiros desde 2006
Datas e horários: De 21 a 27/10. De segunda a sábado das 8h30 às 18h, com exceção de quarta-feira (23/10), quando as atividades vão das 8h30 às 22h. No domingo, atividades serão desenvolvidas das 10h às 16h.
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Informações pelos telefones 2033-8628 / 8442.


Tags:

publicidade

publicidade