Ensino_EducacaoBasica

Lobão vai para o centro do Roda Viva nesta segunda (2/12)

O cantor será entrevistado ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura.

postado em 29/11/2013 12:57
Cantor, compositor, escritor e apresentador, Lobão é o convidado do Roda Viva desta segunda-feira (2/12), na TV Cultura. Ele falará, entre outros assuntos, sobre música, política e as polêmicas levantadas em seu último livro, Manifesto do Nada na Terra do Nunca. A entrevista, comandada pelo jornalista Augusto Nunes, vai ao ar ao vivo, a partir das 22h.

Considerado um dos principais nomes do cenário pop-rock musical brasileiro dos anos 80 e 90, Lobão nasceu no Rio de Janeiro. Iniciou a carreira musical aos 17 anos, como baterista da banda Vimana, que tinha integrantes como Lulu Santos e Ritchie. No fim da década de 70, participou da banda de apoio da cantora Marina e fundou a banda Blitz com Evandro Mesquita e Fernanda Abreu.

Em carreira-solo, em 1984 lançou o álbum Ronaldo Foi pra Guerra, que ganhou notoriedade com a música Me Chama. No ano seguinte, com o LP O Rock Errou, fez sucesso com a música Revanche. Nesse ano, teve problemas com drogas, fato que se repetiu em 1987, ano do lançamento do disco Vida Louca Vida e que foi regravada por Cazuza.

Lobão ficou quatro anos sem gravar nenhum disco. A partir de 1995, começou a experimentar outros ritmos, como samba e música eletrônica. Nos anos 2000, o roqueiro envolveu-se com causas ligadas à música como a defesa da criminalização do Jabá, prática da compra de espaço musical nas rádios e televisões.


Em 2007, lançou CD ao vivo, o Acústico MTV, no qual interpretou músicas do passado, como Essa Noite Não. No final de 2010, o cantor publicou sua biografia 50 Anos a Mil, escrita em parceria com o jornalista Cláudio Tognolli. Em 2013, foi a vez do lançamento do livro Manifesto do Nada na Terra do Nunca, em que, do seu ponto de vista original, traça uma jornada tragicômica pela estética e a política do Brasil contemporâneo.

Em televisão, Lobão começou a trabalhar em 2005. Nesta época, apresentou o programa Saca Rolha, na Play TV, junto com Marcelo Tas e a modelo Mariana Weickert. Entre 2007 e 2010, esteve à frente de quatro programas na MTV Brasil. No fim de 2011, assinou com a TV Bandeirantes para apresentar o programa A Liga, onde permaneceu por poucos meses.


A bancada entrevistadores será formada por Tiago Agostini (editor no site MSN e colaborador da revista Rolling Stone), Alex Solnik (repórter da revista Brasileiros), André Barcinski (colunista do R7), Ivan Finotti (editor da revista São Paulo e da revista Serafina, da Folha de S. Paulo) e Adriana Couto (apresentadora do Metrópolis). O programa conta ainda com a participação do cartunista Paulo Caruso. Classificação indicativa:livre

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação