SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Inscrição para exame de língua pode ser feita até 10 de março

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/02/2014 11:32

A partir das 15 horas desta segunda-feira, 10, estrangeiros e brasileiros residentes no país e no exterior, cuja língua materna não seja o português, podem se inscrever no exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O prazo vai até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 10 de março próximo. As provas serão aplicadas entre 8 e 10 de abril.

Podem fazer a inscrição os candidatos que, na data de realização do exame, tiverem no mínimo 16 anos completos e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro. Ao fazer a inscrição, o candidato pode selecionar o país e o posto aplicador onde realizará o exame.

"Este certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e temos cada vez mais inscritos ao longo das edições", destaca Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas terão avaliações orais e escritas. Na parte escrita haverá duas tarefas que integram compreensão oral e produção escrita e duas que integram leitura e produção escrita. Já a avaliação oral será uma atividade de interação face a face, com duração de vinte minutos — o candidato terá de conversar sobre tópicos do cotidiano e de interesse geral, por exemplo.

De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação.

As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do Celpe-Bras.

O Edital nº 2/2014, do Inep, sobre a primeira edição deste ano do Celpe-Bras, foi publicado no Diário Oficial da União desta

quinta-feira, 18.

 

Ascom Inep

Tags:

publicidade

publicidade