SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

MEMÓRIA »

A história em um clique

Museu da Imprensa lança hoje uma página interativa na internet com os detalhes e a história das peças expostas no acervo físico

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/02/2014 14:00 / atualizado em 19/02/2014 10:08

Mariana Laboissière

Antonio Cunha
A partir de hoje, mais de 400 peças e documentos do Museu da Imprensa, localizada no Setor de Indústrias Gráficas, ganham vida fora de quatro paredes e invadem a grande rede. De forma interativa e dinâmica, o portal da Imprensa Nacional (portal.in.gov.br) convida internautas a conhecer o mais novo serviço da página. Trata-se da Visita virtual, um passeio on-line não só pela minúcia dos objetos expostos, mas também pela história deles. Imagens em terceira dimensão e em alta definição, captadas em vídeos e em fotos tornam o percurso cultural ainda mais atraente. Uma solenidade, às 10h, marca a inauguração, tanto no mundo real, quanto no ambiente da internet. Nela estarão presentes estudantes, autoridades e idealizadores do projeto.

Ao longo do passeio na rede, os visitantes vão encontrar Machado de Assis, representado pelo prelo em que ele trabalhou como aprendiz de tipógrafo, em meados de 1850. A figura de dom João IV também estará presente, a partir das chapas originais que deram forma à Planta da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. O patrono da imprensa brasileira, Hipólito José da Costa, é mais um que dará o ar da graça. As cinzas do jornalista, que fundou, em Londres, o Correio Braziliense, estão depositadas em um monumento que leva o nome dele — mais uma parte do acervo. As máquinas de escrever e tantas rotativas também retratam outros públicos e anônimos que fizeram a história da imprensa.

Responsável pelo Museu, o historiador Rubens Cavalcante Junior conta que o sonho de criar o passeio virtual surgiu há 10 anos, mas somente agora ele saiu do papel. “A nossa ideia é aumentar ainda mais a visitação da nossa página. Mas não só isso, também buscamos o incremento de visitantes no ambiente físico”, mencionou.

Importância

Em vésperas da Copa do Mundo no Brasil, os turistas também são público-alvo do Museu da Imprensa. Parte dos 5 mil visitantes anuais do portal é composta por estrangeiros. “Somos um dos oito mais importantes museus em termos de tecnologia de imprensa gráfica no mundo. No Brasil, somos o único museu de imprensa. Embora haja o (museu) Hipólito José da Costa, no Rio Grande do Sul, ele não tem maquinário gráfico”, explica Rubens.

A tecnologia aplicada ao novo serviço é um dos diferenciais do Passeio Virtual, como destaca a coordenadora de Relacionamento Externo do Museu da Imprensa, Marlei Vitorino da Silva. “Já tínhamos o acervo na internet, mas ele não era dinâmico, não tinha movimento. Agora, está bem atrativo, bem curioso. A pessoa vai poder ver todas as peças do museu em 3D”, reforça.

 

Tags:

publicidade

publicidade