SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

CELEBRAçãO »

Escola de Música comemora 40 anos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/03/2014 16:00

Irlam Rocha Lima

A Orquestra Sinfônica da EMB se apresenta na programação de abertura  (Bruno Pinheiro/Divulgação) 
A Orquestra Sinfônica da EMB se apresenta na programação de abertura


A Escola de Música de Brasília comemora hoje 40 anos. Fundada pelo maestro Levino de Alcântara, morto em janeiro último aos 92 anos, a EMB ao longo dessas quatro décadas, formou incontáveis instrumentistas, maestros, cantores e grupos que brilham nas cenas local, nacional e internacional. São nomes como Ney Matogrosso, Hamilton de Holanda, Jorge Helder, Lula Galvão, Sílvio Barbatto, Emílio de César, Lincoln Andrade e Eder Camuzis — atual regente do Madrigal de Brasília, entre outros.

Para celebrar a data, Ariadna Moreira elaborou extensa programação que tem início às 9h, no auditório da Escola, com sessão solene da Câmara Legislativa. Em seguida, haverá uma série de shows de professores, pela manhã e à tarde, voltada para alunos da rede pública de ensino. Entre as 18 e as 19h30, se apresentam no palco do teatro Carlos Galvão, uma big band e grupos de música popular e choro.

O coro infantil Primo Canto, acompanhado pelo quarteto formado por Diana Mota (flauta), Lucymary do Valle (cello), Debora Gama (baixo) e Matheus Nerari Gama (bateria), abre a programação aberta ao público, que conta ainda com shows de quinteto de MPB, da Orquestra Barroca La Folia e concertos do Madrigal de Brasília e da Orquestra Sinfônica da Escola de Música, sob a regência de Joel Barbosa. Do programa a ser apresentado constam peças de Beethoven, Gerswin, Haendel e uma suíte que reúne composições de Vinicius de Moraes.

Diretor da Escola de Música a desde janeiro último, após coordenação da 36ª edição do Curso Internacional de Verão e docência desde a década de 1980, Ayrton Pisco fala com entusiasmo da entidade: “Com 3 mil alunos e 300 professores de altíssima qualificação, a Escola atua não apenas do ensino, como também na formação de músicos que brilham em todo o país e no exterior”, comenta.
Tags:

publicidade

publicidade