SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

PM e Detran preparam ação preventiva no Darcy Ribeiro

Operação terá início nesta segunda-feira (31) e tem como objetivo diminuir os índices de furto e orientar sobre regras de trânsito e sobre uso de estacionamentos públicos.

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/03/2014 19:26

Agência UnB

A Polícia Militar (PM) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) retomam, nesta segunda-feira (31), a ação preventiva iniciada em outubro do ano passado no campus Darcy Ribeiro. A operação, que irá acontecer nos estacionamentos públicos e nas vias de acesso à universidade, tem como objetivo diminuir os índices de furto em veículos e orientar sobre regras de trânsito e sobre uso de estacionamentos públicos.

A iniciativa atende à solicitação da administração da UnB que, no dia 13 de março, esteve reunida com o secretário de Segurança do Governo do Distrito Federal, e representa uma continuação da Operação Ethos, realizada em outubro, após audiência pública sobre segurança no campus.

Mariana Costa/UnB Agência

O major André Luiz, subcomandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela área na qual a universidade está inserida, informa que a medida tem caráter educativo, visa diminuir o número de ocorrências e deve durar um mês.

“Há um alto índice de furtos de pertences dentro dos veículos. Muitas pessoas deixam os carros abertos ou permanecem no interior deles sem a devida atenção. Precisamos conscientizar a comunidade acadêmica sobre isso”, explica André Luiz.

De acordo com o subcomandante, a partir de segunda-feira, serão destacados 38 policiais e 16 viaturas, que atuarão em três turnos, das 7h às 23h, em pontos estratégicos da universidade.

Para o chefe de segurança da UnB, José Barbosa Guedes, a ação é importante para melhorar o trânsito e o uso dos estacionamentos públicos. “É preciso lembrar aos usuários dos estacionamentos que as regras de trânsito são as mesmas, dentro ou fora da UnB. Temos muitos casos de estacionamento irregular, em vagas para deficientes e em locais reservados para ambulâncias, por exemplo”, cita.

Guedes diz ainda que a operação vai reforçar o alerta à comunidade acadêmica para os cuidados com segurança, principalmente ao entrar e sair do carro e em relação aos objetos deixados nos veículos.

Dicas de segurança

Ao entrar e sair do carro, fique atento à presença de pessoas estranhas nas imediações;
Evite deixar objetos que chamem atenção dentro dos veículos;
Ao estacionar, certifique-se de que fechou o carro corretamente;
Evite permanecer no interior do veículo;
Procure andar em grupo e evite lugares isolados ou pouco iluminados, principalmente à noite.

ÁREAS MAIS VULNERÁVEIS

Conforme o setor de segurança da UnB e a Polícia Militar, as áreas mais vulneráveis do campus Darcy Ribeiro são o ICC Norte e Sul, a Faculdade de Educação, a Biblioteca Central e os Pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon.

Apoena Pinheiro/UnB Agência

Em 2013, foram registradas 1.027 ocorrências no campus Darcy Ribeiro, segundo dados da Secretaria de Segurança. A maioria dos casos diz respeito a furtos diversos e a furtos de objetos dentro de veículos.

Embora a situação demande atenção especial da segurança e das pessoas que transitam na universidade, os números dos dois primeiros meses de 2014 apontam para uma redução de 53% em relação a furtos diversos e de 25% em relação a furtos em veículos na UnB.

CENTRO COMUNITÁRIO
Durante o período de solenidades de colação de grau, que segue até 8 de maio, a UnB solicitou à PM reforço para policiar o estacionamento do Centro Comunitário. As cerimônias de colação de grau começam às 20h.

SERVIÇO

Em caso de emergência, entre em contato com a Segurança do campus Darcy Ribeiro:
Plantão 24h: 3107-6222
Polícia Militar posto UnB: 3307-2870
Emergência Médica: 3307-2110
Plantão Elétrico: 3107-3333

Tags:

publicidade

publicidade