Ensino_EducacaoBasica

Prenúncio do terror

postado em 30/03/2014 12:44
"O golpe de 1964 foi como um estilete que entra na pele devagar, mas, mesmo assim, machuca muito" TT Catalão, poeta e jornalista


O jornalista e poeta TT Catalão tinha 16 anos quando o país foi tomado pelo golpe de 1964. Apesar da pouca idade, ele mantinha ligação com a política por meio da atuação na Juventude Operária Católica, em Nova Iguaçu (RJ). ;A gente trabalhava muito com as ideias da doutrina social propagadas pelo papa João XXIII. Fazíamos uma paraliturgia antes das missas, com teatro, música, pequenas dramatizações;, explica.

Em 31 de março, enquanto as tropas tomavam o Rio de Janeiro, ele estava na Catedral de Santo Antônio, no centro da cidade. ;Começaram a chegar rumores muito fortes de que alguma coisa muito ruim poderia acontecer. Tratava-se de uma intervenção num processo legítimo e tínhamos a sensação de que nada seria como antes.; Para TT Catalão, em um primeiro momento, os militares não davam pistas do que aconteceria mais tarde, com a chegada do AI-5.

;O golpe de 1964 mostrou-se o prenúncio do estado de terror que tomaria o país anos depois. Foi como um estilete que entra na pele devagar, mas, mesmo assim, machuca muito;, compara. A mudança dele para Brasília ocorreu justamente no período de endurecimento do regime, em 1972. ;A cidade, naquela época, era símbolo daquilo tudo. Nosso desafio sempre foi tentar desmentir aquilo. A capital era muito cheia de vida e aquela dureza toda acabou quebrada pela arte e pela cultura;, acredita TT Catalão, que cita a criação do Pacotão e os tradicionais desfiles na contramão como um contragolpe na ordem então estabelecida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação