SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

DCE faz balanço do segundo mandato

Coordenadores finalizam gestão e apresentam prestação de contas. Comissão eleitoral assume administração e vai definir datas da eleição

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 31/03/2014 19:50 / atualizado em 31/03/2014 19:53

Agência UnB

Mariana Costa/UnB Agência
Reeleita em dezembro de 2012, a chapa Aliança pela Liberdade finalizou o segundo mandato à frente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB na última quinta-feira, 27 de março. Os coordenadores-gerais do DCE repassaram a gestão da entidade à Comissão Eleitoral, que irá definir o calendário das próximas eleições.

Ao finalizar o mandato, os ex-dirigentes apresentaram uma prestação de contas. Entre as realizações, de acordo com eles, destacam-se as parcerias com o DFTrans - que desde março tem um posto fixo no campus Darcy Ribeiro para emissão de carteiras de passe livre - e com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) - que há duas semanas inaugurou uma unidade no MASC centro.

Além disso, o ex-coordenador Nicolas Powidayko ressalta que o DCE intermediou melhorias na assistência estudantil. “Conseguimos avanços em demandas históricas, como a eliminação da contrapartida trabalhista e a possibilidade de acúmulo da bolsa permanência com estágio e bolsas acadêmicas, como PET, PIBIC e monitoria”, afirma. Outra conquista seria a isenção total no Restaurante Universitário para alunos do programa de assistência estudantil e indígenas.

Para o ex-coordenador, iniciativas como o mapa de infraestrutura e salubridade, uma plataforma colaborativa virtual, auxiliaram no planejamento de compras e obras da prefeitura do campus. Um exemplo disso seria a aquisição de bebedouros industriais.

A ex-coordenadora Gabriela Sarkis, aluna de Ciência Política, salienta a concessão de créditos para alunos que participam de empresa júnior e a realização de trotes solidários, com visitas a creches e asilos e doação de sangue. “Também atuamos para que a Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB (INT) emitisse histórico escolar e documentação comprobatória em inglês”, diz Gabriela.

Na avaliação de Nicolas, que é estudante de Economia, a Universidade passa por uma grande transformação e as ações do DCE têm contribuído para essa nova postura. “A UnB está mudando para melhor”. Um exemplo seria a nova postura em relação ao policiamento no campus. “Intermediamos a realização de duas audiências públicas sobre segurança e uma parceria da Reitoria junto à Polícia Militar e ao Detran. Essas ações ajudam a diminuir a criminalidade”, pontua.

Confira aqui a prestação de contas divulgada pelo DCE

A Comissão Eleitoral 2014 foi eleita pelos Centros Acadêmicos em reunião do Conselho de Entidades de Base (CEB) em 20 de março.

Membros titulares:
. Marcus Vinicius Medeiros (Administração) - Presidente
. Julia Gasparetto (Ciências Sociais) - Vice-Presidente
. Kauany de Souza (Economia) - Tesoureiro
. Deurick Gregory (Ciência Política)
. Nayron Henrique (Engenharia Elétrica)

Membros suplentes:
. Gustavo José (Ciência Política)
. Shayane Zica (Biblioteconomia)
. Tairo Felipe (Direito)
Tags:

publicidade

publicidade