SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

CIÊNCIA

Contra mentiras, use o instinto

Pesquisa americana derruba o senso comum de que a pessoa, ao contar uma inverdade,emite sinais, como desviar o olhar ou balançar a perna. E atesta que, em geral,somos péssimos detectores de lorotas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/04/2014 16:00 / atualizado em 07/04/2014 16:35

Para pegar um mentiroso, siga seus instintos. É o que aconselha uma pesquisa da Escola de Negócios Hass, da Universidade da Califórnia em Berkeley. Segundo os autores do estudo, publicado na revista Psychological Science, tentar interpretar pistas na voz ou na linguagem corporal é uma estratégia malsucedida. Isso porque as características clássicas de um Pinóquio, como desviar o olhar ou balançar as pernas enquanto fala, não são, necessariamente, sinais de que uma mentira está sendo contada. “Isso é puro estereótipo”, assegura Leanne ten Brinke, pesquisadora do pós-doutorado da instituição.

Leia mais notícias em Ciência & Saúde

Seres humanos, aliás, são péssimos detectores de mentira, defende Brinke. Nos testes realizados em seu laboratório, ela registrou um índice de precisão de apenas 54%. “Isso é quase que aleatório, como se os participantes simplesmente tivessem que chutar se as pessoas vistas no nosso experimento estavam ou não dizendo a verdade”, afirma. Para a psicóloga, trata-se de uma constatação muito estranha, pois os humanos geralmente se saem muito bem na tarefa de interpretar sentimentos, decifrar personalidades e mesmo adivinhar o que os outros estão pensando.

Pistas


“Busque em qualquer site popular sobre psicologia social e, cedo ou tarde, você vai encontrar um artigo ou um post com um título do tipo ‘Como saber se alguém está mentindo’. Bem, eu mesma já escrevi algo nessa linha”, reconhece Bella DePaulo, professora da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, que não participou desse estudo. O problema, diz ela, é que, geralmente, as pessoas procuram as deixas erradas. “Se você perguntar para alguém como detectar um mentiroso, essa pessoa vai te dar a resposta padrão. Por exemplo, todo mundo jura que o mentiroso desvia o olhar. Então, você vai ficar atrás dessa pista, que, na verdade, não tem nada a ver”, ensina.

Tags:

publicidade

publicidade