SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

DITADURA »

Stuart Angel enterrado em base da Aeronáutica

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/06/2014 09:56

Andre Shalders /Correio Braziliense

O corpo do militante político Stuart Angel Jones estaria enterrado na base da Aeronáutica em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na cabeceira de uma pista aérea. A informação foi fornecida pelo capitão reformado da Aeronáutica Álvaro Moreira de Oliveira Filho à Comissão Nacional da Verdade (CNV). O primeiro depoimento de Moreira Filho à CNV ocorreu em setembro passado, mas o teor das declarações só foi tornado público ontem. De acordo com Moreira, o sargento da Aeronáutica José do Nascimento Cabral, já morto, teria dito a ele a localização. “Ele (Nascimento) estava de serviço na Torre, porque ele era controlador de voo, quando chegou o coronel (João Paulo) Burnier, que era o comandante da base de Santa Cruz, com um grupo de oficiais, e pediu que interditasse a pista. Se eu não me engano foi a pista 10. Foi interditada e ele viu, porque ele era obrigado a ver lá da torre, um movimento suspeito, durante a noite. Depois ficou-se sabendo que ele estava enterrando um corpo de um (...) subversivo”, afirmou o militar reformado.

Stuart Angel era militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro, o MR8, e desapareceu em maio de 1971. Ainda segundo o depoimento, o sargento José do Nascimento teria sido informado depois de que a pessoa morta na Base Aérea do Galeão se tratava do filho da estilista Zuzu Angel. “Aí vieram os detalhes, de que foi o coronel Cabral, que era comandante do Galeão, que era o filho de Zuzu Angel. Foi esse o tipo de conversa que nós tivemos. Ele afirmou porque via da torre. (...) Na conversa, ele não deixou dúvidas de que estava se enterrando um corpo na cabeceira da pista”, acrescentou Moreira.

Segundo o coordenador da CNV, Pedro Dallari, o colegiado verificou em registros do Ministério da Defesa que de fato José do Nascimento era um dos militares de plantão no dia. “Como trata-se de testemunho indireto, a CNV teve o cuidado de checar a presença do oficial José do Nascimento na base aérea de Santa Cruz à época”, disse ele. “O depoimento é bastante verossímil e condizente com o padrão do que se fazia à época, de utilizar locais onde não fosse possível fazer uma checagem”, comentou Dallari.

Luta por informações
Zuzu Angel foi uma estilista brasileira com forte projeção no exterior. Após a morte do filho, no começo dos anos 1970, Zuzu iniciou uma saga em busca de informações sobre o paradeiro do corpo. Em setembro de 1971, Zuzu organizou um desfile-protesto no consulado brasileiro em Nova York. O evento repercutiu nos principais jornais daquele país, contribuindo para desgastar a imagem do regime militar no exterior. Zuzu morreu em 1976 em um acidente de carro. Suspeita-se que a morte dela tenha sido provocada por agentes da repressão.
Tags:

publicidade

publicidade