SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Pesquisa e Inovação

Brasileiros participam de Olimpíada Internacional de Astronomia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 26/07/2015 14:21

Agência Brasil

Com a participação de cinco estudantes brasileiros, começa hoje (26), na Indonésia, a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica. Além do Brasil, 17 países se inscreveram para participar dos jogos, entre os quais os Estados Unidos, a China, a Bolívia, a Colômbia. As provas internacionais ocorrem na província de Central Java e vão até o dia 2 de agosto.

 

A seleção brasileira que participa da nona edição da olimpíada é formada pelos estudantes Carolina Lima Guimarães, Felipe Roz Barscevicius, João Paulo Krug Paiva, Pedro Henrique da Silva Dias e Yassin Rany Khalil. Em junho, os jovens participaram de um treinamento com especialistas no Laboratório Nacional de Astrofísica, em Brazópolis (MG). A preparação contou a participação de mais cinco alunos que compõem a equipe reserva, já que em setembro haverá a 7ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Aeronáutica.

 

Os estudantes participaram, durante os treinamentos, de oficinas de observação do céu noturno de maneira panorâmica, a olho nu e com telescópio. De acordo com informações do site da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, os brasileiros foram selecionados para as provas internacionais após obterem ótima pontuação na prova nacional, participarem de provas seletivas objetivas e de prova final presencial. A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica ocorre desde 2007. Em 2012, o Brasil sediou uma edição da olimpíada.

publicidade

publicidade