Parlamento Jovem Brasileiro começa hoje

Durante cinco dias, estudantes selecionados vivenciarão uma jornada parlamentar simulada, que visa educar para a cidadania

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/09/2015 11:31

Agência Câmara

De hoje a sexta-feira (25), a Câmara dos Deputados realiza a 12ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa simula uma jornada parlamentar em que os jovens estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados, conhecendo, com isso, o trabalho de um parlamentar federal. Trata-se de uma experiência que possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo e educa para a participação e a cidadania.

 

Foram selecionados 78 estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio ou do 2º, 3º e 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. Para participar, os alunos tiveram que enviar um projeto de lei de sua autoria, com tema livre e de impacto nacional, propondo mudanças para melhorar a realidade do País. Os participantes representarão os estados e o Distrito Federal. A representação ocorre de forma proporcional ao eleitorado, do mesmo modo que nas eleições oficiais.

 

Neste ano, 1.785 projetos foram inscritos, com destaque para os estados do Rio de Janeiro, com 409 projetos encaminhados para a seleção; São Paulo, com 342; Amazonas, com 154 propostas; e Tocantins, com 145. Os temas mais abordados foram Educação (43,5%), Saúde (18%), Meio Ambiente (15%), Emprego (7,6%) e Segurança Pública (5%).

 

Entre as proposições apresentadas estão a que proíbe a contratação, por agências de modelo, de crianças e adolescentes que apresentem quadro clínico de desnutrição; e a que determina a construção de berçários em instituições de ensino público para mães solteiras adolescentes de baixa renda.

 

Coordenadores estaduais A primeira etapa do PJB foi realizada em março, com o Encontro dos Coordenadores Estaduais. Os coordenadores são servidores designados pelas Secretarias de Educação para conduzir as ações de divulgação do PJB nos estados, assim como coordenar a pré-seleção dos projetos. Durante a realização do PJB, eles acompanham em tempo integral os estudantes de cada estado, sendo responsáveis por sua disciplina e pela manutenção da ordem durante todo o período de permanência dos parlamentares jovens em Brasília.