SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Inscrições para projeto Eleitor Mirim terminam dia 20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/05/2016 18:43

Termina no próximo dia 20 de maio o prazo de inscrições para o Eleitor Mirim da Câmara dos Deputados. Promovido pelo Plenarinho - site da Casa destinado ao público infanto-juvenil - o projeto está na quarta edição e acontece sempre em ano eleitoral. Eleitor Mirim é feito em parceria com escolas, dirigido aos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas pelo professor, que deve enviar para a Câmara - eleitormirim@camara.leg.br - um texto com o tema "Por que é importante participar do programa Eleitor Mirim 2016?". A equipe do Plenarinho escolherá as cinco melhores redações.

A partir daí, os professores selecionados devem trabalhar com os alunos os temas da Cartilha da Democracia, disponível no site do Plenarinho, e as crianças e adolescentes devem criar um personagem-candidato e a plataforma política que vão defender. Os ilustradores do Plenarinho desenharão cada um dos personagens-candidatos, e criarão, também para cada um, a plataforma virtual.

Durante todo o mês de outubro, os cinco candidatos receberão os votos de estudantes que quiserem participar. O eleito será o porta-voz do Plenarinho durante dois anos.

Deputada Felicinha

Na última eleição, em 2014, a candidata vencedora para defender a infância na Câmara dos Deputados foi a Felicinha. A personagem de grandes olhos azuis e cabelos loiros presos em “maria chiquinha” foi criada por alunos de uma escola de Tocantins (TO). A campanha de Felicinha foi baseada na busca por escolas de alta qualidade, divertidas e em tempo integral, pela luta contra o bullying e pela inclusão de mais serviços de saúde, esporte e lazer nas escolas.

A coordenadora do site Plenarinho, Junia Malachias, considera importante discutir política com as crianças: "O Plenarinho tem o objetivo de estimular a curiosidade do estudante pelo processo eleitoral e estimular esse debate dentro da sala de aula e também em casa. Então, os alunos vão discutir democracia, voto, representatividade, lei da ficha limpa, e todos esses temas que permeiam o processo eleitoral".

Cartilha
No site www.plenarinho.leg.br é possível acessar a Cartilha da Democracia e, mesmo que a escola não participe da eleição do personagem-candidato, o professor pode trabalhar o tema com o suporte da cartilha. De modo divertido, a cartilha auxilia o professor a abordar diversos aspectos do processo eleitoral, como democracia, voto, representatividade e oligarquia. Ela também traz dicas de atividades para que crianças e adolescentes possam vivenciar esses conceitos.

publicidade

publicidade