SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Reconhecimento

Boas práticas na gestão pública dão ao MEC prêmio em concurso

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/12/2016 19:42

Na data em que se comemora o Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro, o Ministério da Educação foi premiado por sete iniciativas que promovem a melhoria da gestão pública. O reconhecimento veio por meio do Concurso de Boas Práticas, realizado anualmente pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). Esta é a quarta edição do certame, que teve sua cerimônia de premiação realizada em Brasília.

 

Em agradecimento aos prêmios, o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva, destacou o papel da educação para o combate à corrupção. “O melhor caminho para transformar o futuro do Brasil é que as nossas crianças aprendam o quanto custa a corrupção ao nosso pais, quanto custa não combater esse mal enraizado

 

Uma das iniciativas de maior destaque foi o Fiscaliza Fatura, ferramenta desenvolvida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para facilitar o processo de fiscalização das faturas dos agentes financeiros do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “Esse é um dos grandes desafios, entre tantos que o FNDE tem”, ressaltou Rossieli Silva. A ação foi premiada na categoria Fortalecimento dos Controles Internos.

 

Outras seis instituições ligadas ao MEC tiveram projetos premiados. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) se destacou pelas atividades de controle interno, enquanto a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) teve reconhecido o seu programa de monitoramento das ações do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (Paint).

 

A ferramenta criada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para coletar dados acadêmicos dos seus estudantes também se sobressaiu. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) venceu com a ferramenta de gestão da transparência e controle orçamentário de seu Centro de Educação e o Instituto Federal de Brasília (IFB) ganhou com a ferramenta criada para divulgar informações sobre ensino, pesquisa, extensão e gestão.

 

Na categoria Aprimoramento das Apurações Disciplinares e de Responsabilização de Entes Privados, a Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa) foi premiada pela ferramenta virtual desenvolvida para os servidores que atuam em comissões de sindicância e processos administrativo-disciplinares.

 

Durante o evento também foram premiados os vencedores do oitavo Concurso de Desenho e Redação, iniciativa que mobilizou estudantes de escolas públicas e privadas do todo o país. O objetivo é despertar nos jovens o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania. Participaram desta edição mais de 370 mil alunos e sete mil professores, sendo que quase oito mil trabalhos foram enviados por cerca de duas mil escolas.

 

Portal MEC

publicidade

publicidade