SIGA O
Correio Braziliense

Impa

Ministério da Educação reafirma apoio a plano de expansão do instituto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/01/2017 19:57

O Ministério da Educação reafirmou o apoio à expansão do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que funciona no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. O ministro da Educação, Mendonça Filho, conheceu nesta sexta-feira, 13, o terreno no qual será construída a nova unidade do instituto. A idealização de um segundo campus faz parte do plano de expansão física e de atividades elaborado pela instituição para o biênio 2017-2018. As obras devem se estender até o ano de 2021.

 

“O Impa sempre contará com nosso apoio. Eu já aloquei, inclusive, recursos para o orçamento de 2017 com essa finalidade”, disse. O plano de expansão do Impa também contempla o projeto biênio da matemática, com vistas a popularizar a disciplina e coordenar iniciativas que propiciem uma melhora no ensino.

 

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, explica que a proposta de expansão das atividades e das instalações físicas busca, sobretudo, expandir o trabalho que o instituto já desenvolve, para permitir que sirva cada vez mais à sociedade na missão de contribuir para o desenvolvimento da matemática no país. “Nós somos uma instituição de pesquisa, mas que está comprometida com a matemática em todos os níveis no país, desde o ensino até a popularização e as aplicações da matemática no setor produtivo.”

 

Uma novidade na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é o destaque do biênio da matemática. A partir de 2017, o evento será aberto para todas as escolas brasileiras. Até a edição 2016, somente as escolas públicas podiam se inscrever. Com essa mudança, a expectativa é que o número de participantes suba dos atuais 18 milhões para até 21 milhões de candidatos.

 

Também no próximo biênio, o Brasil sediará dois grandes eventos voltados para a área da matemática: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), ambos no Rio de Janeiro. “Estamos tirando proveito da oportunidade desses dois grandes eventos no país para promover uma agenda positiva em prol da matemática ao longo desses dois anos”, disse Marcelo.

 

Realizada desde 1959, a Olimpíada Internacional de Matemática é a mais importante competição internacional da área, com a participação de cerca de 100 países de todo o mundo. Pela primeira vez no Brasil, o evento será realizado de 12 a 23 de julho de 2017.

 

Em 2018, será a vez do Congresso Internacional de Matemáticos chegar ao país. Realizado pela primeira vez no hemisfério sul, o evento ocorrerá de 1º a 9 de agosto do ano que vem. O Congresso vai reunir pesquisadores da área do mundo inteiro, trazendo à evidência o progresso da região nos últimos anos.

 

Outros 14 eventos já estão programados para 2017 e 2018, como um esforço do Impa na tentativa de melhorar a imagem da matemática, despertar o interesse e torná-la mais próxima do cidadão. O Festival da Matemática, previsto para começar ainda em 2017, promoverá uma feira gratuita com oficinas, palestras, atividades, cinema e teatro. As escolas públicas vão receber convites e as atividades ocorrerão de quinta a domingo.

 

Também está prevista a realização do 3º Simpósio de Formação do Professor de Matemática. E a Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia 2017, que nesta edição traz o tema “A Matemática Está em Tudo”, ocorrerá de 23 a 29 de outubro.

“O Impa desenvolve uma política que tem difundido muito a matemática no Brasil e atraído jovens talentos. Meu desejo é que essa política também sirva para que a gente transforme esses jovens talentos em professores e em pessoas que possam ajudar no ensino da matemática, como monitores, colaboradores, para que a gente possa difundir a matemática no Brasil como um todo”, destaca o ministro Mendonça Filho.

 

Impa

Criado em 1952, o instituto tem por missão realizar pesquisas em ciências matemáticas e afins, formar pesquisadores, difundir o conhecimento matemático e sua integração com outras áreas da ciência, cultura, educação e do setor produtivo. Para tanto, o Impa desenvolve atividades variadas, como pesquisa de alto nível, formação de mestres e doutores, programas de pós-doutorado e de intercâmbio científico, eventos científicos, programas de treinamento de professores, olimpíadas de matemática (com destaque para a Obmep e a OBM) e iniciativas que visam a popularização da disciplina.

 

 

 

Portal MEC