SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Comemoração

Com novo conselho consultivo, Inep faz 20 anos como autarquia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/03/2017 18:41

Tomaram posse nesta terça-feira, 14, os novos integrantes do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Inep). São cinco membros representantes da sociedade brasileira, designados pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, além dos quatro natos fixos, entre eles seu dirigente máximo e presidente do Instituto, Maria Helena Fini.

 

Durante a cerimônia na sede da entidade, em Brasília, também foram comemorados os 20 anos do instituto como autarquia federal. “Tivemos avanços indiscutíveis na própria cultura de estados e municípios, que ampliaram seus sistemas de avaliação de educação básica”, observou o ministro. “O bom exemplo do Inep gerou essa necessidade de que todos acompanhem as políticas públicas relacionadas à educação”, disse ele.

 

Maria Inês Fini, por sua vez, lembrou as inúmeras atividades desenvolvidas pelo Inep e os avanços que a autarquia proporcionou à educação brasileira, graças à sua excelência em avaliações, realização de exames, apresentação de indicadores, estatísticas e monitoramentos.  “Em 2017 estaremos 100% no comando e isso nos permitirá adequar os nossos produtos às tendências e referências de nossa área de atuação”, enfatizou.

 

A secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, foi homenageada pelos servidores da casa, como uma das grandes responsáveis pela transformação do instituto em autarquia, na época em que era presidente do órgão. “O Inep tem um grande papel de indutor de mudanças, diretamente ligado à agenda do MEC”, declarou. “E contribui para o andamento de reformas muito importantes, como a do ensino médio e a Base Nacional Curricular.”

 

Conselho

composto por nove integrantes para um mandato de quatro anos, o Conselho é parte da estrutura regimental do Inep. Ele deve se manifestar sobre o plano de ação e proposta orçamentária; as prestações de contas e o relatório anual de atividades (antes do encaminhamento ao ministro da Educação), além de assuntos que lhe forem submetidos pelo presidente ou por qualquer um de seus membros.

 

 

Portal MEC

publicidade

publicidade