SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação

Difusão da língua portuguesa é tema de encontro do MEC com governo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/04/2017 21:59

O ministro da educação, Mendonça Filho, em missão oficial aos Estados Unidos, reuniu-se com o governador da Flórida, Rick Scott, e com a comissária de Educação do estado, Pam Stewart, para iniciar tratativas sobre um possível acordo para a difusão da língua portuguesa no estado da Flórida.



Estudos revelam que a comunidade brasileira naquele estado norte-americano é estimada em cerca de 300 mil pessoas e que dezenas de milhares de crianças brasileiras não recebem educação de língua portuguesa. A proposta, que está em fase inicial de negociação entre o MEC e o governo da Florida, prevê que seja feita a abertura de um programa bilíngue em escolas de ensino fundamental da região.

“É uma demanda importante para a nossa comunidade aqui na Flórida – preservar a nossa língua. Muitas crianças têm a oportunidade de falar português em casa, mas precisam aperfeiçoar o português na escola. Há também a demanda dos norte-americanos e da comunidade latino-americana, pelo menos no sul da Flórida”, afirma Mendonça Filho.

Além disso, o Consulado-Geral do Brasil em Miami vai tentar firmar um memorando de entendimento com o governo da Flórida com o objetivo de facilitar a certificação de professores de língua portuguesa.

O governador da Flórida se mostrou interessado em estreitar as relações com o Brasil, onde esteve em 2011, e disse que pretende voltar este ano para intensificar as relações de negócio.

 

Portal MEC

publicidade

publicidade