Cooperação

Gestores dominicanos visitam o Inep e discutem avaliação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/04/2017 21:27

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu na quinta-feira, 6, a visita de representantes do Ministério da Educação da República Dominicana. Durante o encontro, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, falou da experiência brasileira na área da educação e reafirmou a disponibilidade da autarquia em seguir colaborando com aquele país, para fortalecer o programa de avaliação da educação básica.

 

A intenção dos gestores dominicanos é conduzir a política educacional do país baseada em evidências. Por isso, em agosto de 2016, foi assinado acordo de cooperação técnica entre Brasil e República Dominicana para o fortalecimento do sistema de avaliação da educação básica, em uma parceria entre o Inep, a Embaixada da República Dominicana no Brasil e a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

 

“As avaliações não têm valor em si; há valor quando seus resultados são compreendidos pela sociedade e são promotores de mudanças. Isso vale no Brasil e deve valer na República Dominicana também”, afirmou Maria Inês. A comitiva também pretende criar uma rede, liderada pelo Inep, para compartilhar experiências entre os países latino-americanos.

 

Capacitação

Durante dois anos, técnicos dominicanos serão capacitados para avaliar a qualidade da educação básica em seu país. Especialistas do Inep são responsáveis por repassar técnicas de avaliação de competências e análise pedagógica. Também são compartilhadas metodologias para elaboração de desenho e aplicação da avaliação de alfabetização e certificação de jovens e adultos, assim como para o cálculo de indicadores de qualidade.

 

Portal MEC