SIGA O
Correio Braziliense

Câmara homenageia os 55 anos de fundação da Universidade de Brasília

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/04/2017 19:22

Os 55 anos da inauguração da Universidade de Brasília (UnB) foram homenageados nesta terça-feira (25) em sessão solene da Câmara dos Deputados.

 

A deputada Erika Kokay (PT-DF), autora do requerimento para a solene, destacou a origem da instituição, relacionando-a com a fundação de Brasília.

 

“A universidade nasceu como parte de um processo de inovação. É uma inovação cultural, assim como Brasília, que é inovadora no ponto de vista urbanístico e arquitetônico”, explicou.

 

Érika Kokay ressaltou, também, a relevância social da UnB, principalmente no cenário “político de disseminação do ódio” que o País atravessa. “Este é o sentido da Universidade de Brasília, é para que construamos generosidade nas nossas relações sociais. É para que possamos enfrentar todas as desigualdades”, avaliou.

 

Para o deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), mesmo sofrendo consequências da crise econômica, o Brasil deve investir em educação, pois somente assim “poderemos vislumbrar um País plenamente desenvolvido e, acima de tudo, mais igual e mais justo”.

 

O deputado Rôney Nemer (PP-DF) defendeu a construção de novos campi da instituição. ““A professora Márcia Abrahão, reitora da universidade, afirmou que UnB está presente em várias partes do Distrito Federal. Fiquei feliz em saber disso, mas é preciso estar ainda mais presente. O respeito e a representatividade da UnB têm que ser mantidos e expandidos para o máximo de cidades do DF”, afirmou.

 

Origens
A Universidade de Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1962, no mesmo dia em que a nova capital completou dois anos. Atualmente, a UnB conta com quatro campi: além da sede, no Plano Piloto, há unidades em Ceilândia, Gama e Planaltina. São 38,4 mil estudantes e 2,2 mil professores distribuídos em cursos de graduação e pós-graduação.

 

Agência Câmara